Vírus bloqueia PC e só libera após vítima enviar nudes

Malware exige que a vítima envie 10 fotos íntimas aos hackers

por Nathália Guimarães seg, 25/09/2017 - 11:30
Reprodução Segundo os pesquisadores, o vírus afeta apenas os usuários do Windows Reprodução

O grupo hacker Malware Hunter Team, dedicado a encontrar software malicioso pela web, cruzou com um vírus no mínimo bizarro. Uma nova ameaça virtual do tipo ransomware bloqueia o PC do usuário, mas em vez de exigir dinheiro para liberar o computador, pede que a vítima envie nudes aos hackers.

Ao ser infectado, o usuário recebe uma alerta na tela. O aviso é bem claro e informa que a única maneira de revogar o acesso ao computador novamente é enviar dez fotos íntimas aos hackers. Os cibercriminosos afirmam ainda que de alguma forma conseguem verificar se esses nudes realmente pertencem à pessoa afetada.

Segundo os pesquisadores, o vírus afeta apenas os usuários do Windows. O blog da fabricante de antivírus russa Kaspersky nota que os criminosos planejam usar as imagens para envergonhar suas vítimas e extorquir dinheiro delas com isso.

"Como sempre, aconselhamos você a não pagar o resgate se seu computador estiver infectado. A palavra pagar neste caso é tão legítima quanto em qualquer outro. A informação privada não vale menos do que seu dinheiro", informa a Kaspersky, em um post de blog.

LeiaJá também

--> Golpe via WhatsApp usa imagem de Neymar para roubar dados

COMENTÁRIOS dos leitores