Ex-Apple diz que criar o iPhone causou seu divórcio

Livro revela que Steve Jobs submetia seus engenheiros a situações de alta pressão

por Nathália Guimarães ter, 20/02/2018 - 14:36
Reprodução Steve Jobs, cofundador da Apple Reprodução

Steve Jobs é considerado um visionário - responsável por mudar o mundo e a forma como interagimos com a tecnologia ao criar a Apple. Mas um livro do autor Brian Merchant afirma que o ambiente de alta pressão e medo que o fundador da empresa criou em seus funcionários custou às pessoas seus casamentos e sua sanidade.

Em um livro chamado "The One Device: The Secret History of the iPhone" (2017), o autor diz que Steve Jobs colocava os membros de sua empresa uns contra os outros em condições intensas. Um dos engenheiros responsáveis pelo iPhone afirmou que o smartphone é a razão pela qual ele está divorciado.

"Profissionalmente foi um dos piores momentos da minha vida", informou Andy Grignon, que trabalhou mais de 20 anos na empresa, em entrevista ao autor do livro. Steve Jobs também pediu um sigilo intenso para o projeto, em parte porque, como um funcionário descreveu, ele era naturalmente paranóico.

Segundo o autor, nem mesmo as equipes de limpeza podiam entrar no escritório onde os engenheiros se reuniam porque Steve Jobs não queria que eles vissem o que estava escrito nos quadros brancos. Nos corredores da Apple, Jobs era conhecido por seu temperamento e táticas comerciais não convencionais. O livro também diz que fundador da Apple chegou a demitir funcionários em público, sem aviso prévio.

COMENTÁRIOS dos leitores