China cria robô que identifica pensamentos suicidas na web
Sistema analisa postagens em redes sociais e oferece aconselhamento psicológico aos usuários
O principal centro de pesquisa chinês lançou um sistema de inteligência artificial para detectar usuários de internet com pensamentos suicidas, além de oferecer aconselhamento psicológico. O robô, desenvolvido pelo Institute of Psychology of Chinese Academy of Sciences, de Xangai, pode analisar postagens e comentários em plataformas de redes sociais.
Uma vez que um usuário potencialmente suicida seja encontrado, o sistema começa a conversar com ele por meio de um chat, incentivando essa pessoa a contatar serviços locais de prevenção de suicídios para obter ajuda.
De acordo com o jornal Chinese Youth Daily, o robô enviou 14.435 mensagens para usuários de internet desde julho de 2017, com uma taxa de precisão de 92,2%. Na China, o suicídio é a principal causa de morte entre jovens de 15 a 35 anos, segundo dados divulgados em 2017.
Embora o sistema não possa impedir que os indivíduos cometerem suicídio, ele ajudando as autoridades locais a detectar possíveis casos e a monitorar estas pessoas, informou o jornal China Youth Daily.
LeiaJá também