Windows 10 ganha atualização gratuita com grandes recursos

Foco da versão mais recente do Windows 10 está no gerenciamento de tempo e tarefas

por Nathália Guimarães seg, 30/04/2018 - 11:17
Divulgação/Microsoft Próxima versão do Windows 10 está finalmente pronta para ser baixada Divulgação/Microsoft

A próxima versão do Windows 10 está finalmente pronta para ser baixada como uma atualização gratuita que adiciona alguns novos recursos ao sistema operacional da Microsoft. O foco da versão mais recente do software está no gerenciamento de tempo e tarefas.

Um dos recursos mais úteis da atualização é o de ditado, que permite ao usuário verbalizar textos, anotações e lembretes. Em qualquer caixa de texto, é possível pressionar o atalho "Windows+H" e começar a falar. A novidade também vale para facilitar as buscas na internet.

A assistente virtual Cortana também ganhou alguns novos poderes com a atualização. Ele agora sugere tarefas que o usuário pode querer retomar a partir de dispositivos anteriores. O suporte para alguns eletrodomésticos inteligentes também foi implementado, incluindo o termostato Nest, do Google.

Há também um novo modo chamado Focus Assist. Uma vez ativado, o recurso bloqueia notificações e outras distrações do sistema. O usuário pode programar a ferramenta para que ela seja ativada automaticamente em uma determinada data ou horário.

Ainda tentando convencer as pessoas a abandonar o Google Chrome, a Microsoft implementou novidades no navegador Microsoft Edge. Com a atualização, o browser ganhou a capacidade de silenciar o áudio de abas específicas. Novos recursos gramaticais também ajudam o usuário a dividir palavras complexas em sílabas e destacar substantivos, verbos e adjetivos.

A Microsoft ainda criou sua própria versão do AirDrop da Apple e agora permite aos usuários enviar arquivos via Bluetooth e Wi-Fi para outros dispositivos. A utilidade da ferramenta depende de quantos aparelhos do Windows 10 você tem ao seu redor.

A maneira mais fácil de ter acesso às novidades é aguardar a notificação do Windows Update, que informa ao usuário que uma atualização do Windows 10 está pronta para ser instalada, mas também é possível verificar manualmente se o software já está disponível a partir das configurações do sistema.

LeiaJá também

--> MPF processa Microsoft por coleta de dados no Windows 10

COMENTÁRIOS dos leitores