EUA aprovam uso de aplicativo como método contraceptivo

Aplicativo chamado Natural Cycles contém um algoritmo que calcula os dias do mês em que a mulher provavelmente será fértil

por Nathália Guimarães sab, 11/08/2018 - 11:18
Reprodução Reprodução

A Food and Drug Administration (FDA), agência reguladora de medicamentos dos EUA, autorizou nesta sexta-feira (10) a comercialização do primeiro aplicativo móvel que pode ser usado como método de contracepção para evitar a gravidez. O chamado Natural Cycles contém um algoritmo que calcula os dias do mês em que a mulher provavelmente estará fértil.

Projetado para dispositivos móveis com Android e iPhones, o Natural Cycles é indicado para mulheres com 18 anos ou mais. O aplicativo exige que as usuárias registrem sua temperatura diariamente usando um termômetro basal, de manhã, imediatamente ao acordar.

As mulheres que usam o aplicativo para contracepção devem se abster de sexo ou usar proteção (como preservativo) quando veem um alerta na tela indicando que é mais provável que estejam férteis.

"Os consumidores estão usando cada vez mais as tecnologias de saúde digital para informar suas decisões cotidianas de saúde, e este novo aplicativo pode fornecer um método eficaz de contracepção se usado com cuidado e corretamente", disse a diretora assistente de saúde da FDA, Terri Cornelison.

"Mas as mulheres devem saber que nenhuma forma de contracepção funciona perfeitamente, então uma gravidez não planejada ainda pode resultar do uso correto deste dispositivo", completou.

A aprovação do Natural Cycles pela FDA foi baseada em estudos clínicos que demonstraram uma taxa de falha de 1,8% em mulheres que o utilizaram de forma perfeita. O aplicativo não deve ser usado por pessoas que fazem o controle de natalidade ou tratamentos hormonais que inibem a ovulação. O Natural Cycles custa US$ 10 por mês ou US$ 80 por ano.

LeiaJá também

--> Luz emitida por smartphones é ligada a cegueira em estudo

COMENTÁRIOS dos leitores