Brasil é o país que mais recebe ataques phishing no mundo
Pesquisa da Kaspersky Lab revela que quase 30% dos usuários de internet do país sofreram ao menos uma tentativa de golpe no ano passado
O Brasil é líder mundial em ataques de phishing, segundo informações coletadas pela empresa de segurança Kaspersky Lab durante o segundo trimestre de 2018. De acordo com os dados, quase 30% dos usuários de internet do país sofreram ao menos uma tentativa de golpe no ano passado.
O resultado, no entanto, caiu em 23% em relação ao mesmo período do ano anterior. As tecnologias antiphishing da Kaspersky Lab bloquearam mais de 107 milhões de tentativas de acesso a páginas fraudulentas, das quais 35,7% estavam relacionadas a serviços financeiros e atingiam os clientes por meio de sites falsos de bancos ou sistemas de pagamento.
O setor de TI foi o segundo mais atingido, com 13,83% dos ataques voltados às empresas de tecnologia, um índice 12,28% mais alto do que no trimestre anterior, segundo o relatório da Kaspersky Lab.
Atrás do Brasil, os países com a maior parcela dos usuários atacados por golpes de phishing no segundo trimestre de 2018 foram a China (14,44%), Geórgia (14,44%), Quirguistão (13,6%) e Rússia (13,27%).
De acordo com as estimativas aproximadas da Kaspersky Lab, durante o último trimestre, invasores conseguiram ganhar pelo menos US$ 2.329.317, mesmo sem considerar nenhuma receita vinda do phishing clássico.
"A continuidade dos ataques voltados a organizações financeiras reflete o fato de cada vez mais pessoas estarem usando dinheiro eletrônico. Ainda assim, nem todas estão suficientemente conscientes dos riscos envolvidos. Então, os invasores tentam ativamente roubar informações sigilosas por meio do phishing", disse a especialista da Kaspersky Lab, Nadezhda Demidova.
LeiaJá também