Ainda sem candidatos? Rede social te ajuda a escolher voto

Aplicativo para Android e iPhone promove encontro do eleitor com propostas de candidatos

por Nathália Guimarães qui, 06/09/2018 - 10:55
Aplicativo Eleitor Digital está disponível nas lojas Apple e Google

Em tempos de Facebook, Instagram e Twitter, fica difícil saber separar o joio do trigo na internet durante as eleições. Pensando nisso, um empreendedor brasileiro criou uma plataforma específica para que candidatos possam expor suas propostas de modo a não deixar o usuário nas mãos de algoritmos que nem sempre entregam as informações mais relevantes. O aplicativo, chamado Eleitor Digital, está disponível gratuitamente e tem versões para Android e iPhones.

Por meio do aplicativo, o eleitor recebe as primeiras notícias dos candidatos e suas propostas, além de postagens sobre temas para serem discutidos. É possível interagir e comentar nas postagens e, ao entrar no perfil de cada um, o usuário encontrará informações básicas como nome completo, biografia, partido e número.

Também há uma ferramenta que indica quantos processos judiciais o candidato tem e quais, sendo estes dados disponibilizados através de parceria com o Instituto Reclame Aqui. Segundo o empreendedor Bruno Fonseca, idealizador do serviço, a ideia é permitir que o eleitor escolha com consciência seu representante nas urnas, uma vez que estará bem informado sobre suas propostas.

"Acreditamos que sem robôs e sem posts de outros sites, podemos combater as notícias falsas, já que o eleitor apenas receberá informações vindas das postagens dos candidatos e cada um é responsável pela informação que publica", ressalta.

Além dos benefícios para o eleitor, a plataforma quer despontar como um meio de baratear os gastos públicos durante o pleito. Só em 2018, os partidos receberão uma pequena fortuna de R$ 1,7 bilhão para campanhas, segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

É por isso que no aplicativo os candidatos podem impulsionar seus posts dentro da plataforma. Ao se registrarem, os representantes recebem, gratuitamente,  cinco impulsionamentos para toda a audiência e suas agências de comunicação têm a possibilidade de criar conteúdo com imagem, vídeo e texto exclusivo dentro do site.

"Acreditamos que, em tempos digitais, de informação rápida e democrática, as campanhas podem ser bem mais baratas e honestas, já que a distribuição é igual, independentemente de partidos", informa o empreendedor, que investiu do próprio bolso o desenvolvimento do aplicativo.

O aplicativo Eleitor Digital está disponível nas lojas Apple e Google. O serviço conta com mais de 20 mil downloads em ambas as plataformas, mas a ideia é chegar a pelo menos o primeiro milhão até o primeiro turno.

LeiaJá também

--> Mais de 40% dos brasileiros são dependentes do celular

COMENTÁRIOS dos leitores