Brasil é o país que mais recebe ligações de spam no mundo

Operadoras de telefonia são responsáveis por 33% de todas as ligações indesejadas no país

por Nathália Guimarães qui, 20/12/2018 - 09:26
Paulo Uchôa/LeiaJáImagens/Arquivo Paulo Uchôa/LeiaJáImagens/Arquivo

Ligações de números desconhecidos oferecendo produtos ou serviços a qualquer hora do dia cada vez mais fazem parte da rotina dos brasileiros. De acordo com um estudo realizado pelo aplicativo Truecaller, o Brasil é recordista mundial no recebimento de chamadas de spam, superando a Índia, líder do ranking em 2017.

Segundo o levantamento, o usuário brasileiro do Truecaller recebe, em média, 37,5 chamadas de spam por mês, número que representa um aumento de 81% se comparado ao ano anterior.

Os grandes vilões do spam em ligações no Brasil são as empresas que fazem telemarketing. As operadoras de telefonia são responsáveis por 33% de todas as ligações indesejadas por aqui, segundo o Truecaller.

Também chama a atenção o crescimento das chamadas fraudulentas, que passaram de 1%, em 2017, para 20% neste ano. Entre os golpes mais comuns estão os de golpistas que fingem cobrar dinheiro por motivos ilegítimos.

Outro golpe bastante comum consiste em ligações de números desconhecidos, geralmente internacionais, que aparecem como chamada perdida. Ao retornar a ligação, o usuário paga uma alta taxa.

As chamadas incômodas (10%) são outro problema para os brasileiros. Nesta categoria, estão tipos mais gerais de chamadas indesejadas e não solicitadas como trotes ou ligações de assédio e falsas chamadas de sequestro.

Embora em volume a Índia receba o maior número de chamadas de spam no mundo, a média de ligações recebidas por usuário caiu 1,5% em relação a 2017.

O top cinco do ranking é completado, além do Brasil e da Índia, pelo Chile (21,9 ligações por mês) na terceira colocação, África do Sul (21 ligações por mês) em quarto e México (20,9 ligações por mês) em quinto.

LeiaJá também

--> Banco do Brasil já permite usar WhatsApp para fazer saques

COMENTÁRIOS dos leitores