5 mentiras tecnológicas que (quase) todo mundo acreditou

Bug do Milênio, hoverboard e outras preocupações do mundo digital que não aconteceram

por Katarina Bandeira seg, 01/04/2019 - 17:25
Lexus/Divulgação Skate voador foi uma das promessas da Lexus em 2015 Lexus/Divulgação

Quem nunca criou expectativa com uma mentira espalhada na internet que atire a primeira pedra. Para celebrar o 1º de abril, popularmente conhecido como Dia da Mentira, separamos cinco boatos que fizeram o coração de muita gente bater mais forte. Entre bugs e lançamentos é preciso ficar atento para não acreditar em toda história da carochinha contada online. Confira a nossa lista!

Bug do milênio

Em 1999 muita gente acreditava que um erro de software poderia destruir a economia mundial. Chamado de Bug do Milênio, o “defeito” começaria após a virada do século e faria com que os sistemas - inclusive bancários - passassem a ler os anos 2000 como 1900. Assim, todas as empresas com sistemas computadorizados perderiam seus dados financeiros, causando uma verdadeira catástrofe mundial. Apesar do pânico, que fez com que pessoas chegassem a estocar comida para evitar a crise, o bug só causou alguns erros pequenos.

Apagar o System32 deixa o computador mais rápido

Muitos usuários do Windows tiveram seus computadores danificados após uma brincadeira, iniciada no Facebook, que incentivava a exclusão da pasta System32. O boato é que, após ser deletada, o computador ficaria mais rápido. Acontece que a pasta System32 é muito importante para o funcionamento da máquina e a alteração de qualquer componente dela já pode causar travamentos e tela azul. Se deletada pode exigir o que o usuário reinstale todo o sistema operacional.

A criptomoeda vai substituir o dinheiro

Há cerca de cinco anos o Bitcoin começou a surgir timidamente nas contas de alguns internautas. A moeda digital, que em 2014 custava em média R$ 1,6 mil, surgia com a promessa de aposentar o dinheiro como nós conhecemos (sem a interferência de bancos ou autoridades financeiras) em pouco tempo. Apesar dos altos e baixos envolvendo golpes, pirâmides e até a supervalorização da criptomoeda (que atualmente custa 10x mais), o “dinheiro digital” ainda não conquistou totalmente a confiança do mercado.

O skate voador do McFly

Em 2015 a empresa de carros Lexus causou furor ao lançar um vídeo que mostrava o skatista Ross McGouran andando em um hoverboard, um skate sem rodinhas muito parecido com o usado por Marty McFly, no filme De volta para o futuro II. Nas imagens o objeto parecia flutuar em uma pista de skate e gerou bastante expectativa de ser disponibilizado ao mercado. Porém, apesar de o hoverboard ter sido realmente construído ele não será comercializado por não haver locais adequados para usá-la e também porque a prancha funciona com nitrogênio líquido, que não é tão fácil de ser adquirido.

Whatsapp vai ser pago

Em 2012, usuários do Whatsapp foram surpreendidos com uma mensagem de que o serviço de troca  de mensagens, gratuito, passaria a ser pago. A informação, originalmente publicada em inglês, gerou um grande número de compartilhamentos, mas nada aconteceu. Em 2017, o mesmo boato voltou a circular, com bônus de que a gratuidade só seria mantida caso fosse repassada para outros contatos do aplicativo, pois isso mostraria que o usuário estava ativo na rede. Em 2019, o serviço continua gratuito.  

COMENTÁRIOS dos leitores