Pernambucanos criam site de boas notícias sobre a Covid-19

Página lançada nesta sexta-feira (20) registra apenas notícias positivas em relação à pandemia

por Katarina Bandeira sex, 20/03/2020 - 12:54
Arquivo Pessoal/cortesia Rafaela Liberal, Fernando Fernandes e Maciel Melo buscam confortar emocional de quem está aflito com notícias Arquivo Pessoal/cortesia

Em meio a notícias sobre o aumento do número de infectados, medidas radicais de contenção, vítimas e outras informações que alertam sobre a gravidade do novo Coronavírus, o emocional de quem passou a se adaptar há uma rotina sem toques, pode começar a adoecer. Para tentar equilibrar as preocupações causadas pela quantidade de reportagens focadas nas consequências da doença, um trio de pernambucanos criou um site para caçar apenas notícias positivas sobre a pandemia.

Chamado The Good News Coronavirus ou “As boas notícias do Coronavírus”, em tradução livre, a página foca em re-postar matérias de grandes sites de notícias, envolvendo vacinas, pesquisas sobre a cura e diminuição de casos ao redor do mundo. A ideia partiu do engenheiro de software, Fernando Fernandes, que depois de perder o foco e o sono com notícias relacionadas ao COVID-19, convocou dois amigos, a design Rafaela Liberal e o também engenheiro de software, Maciel Melo, para criar a página. Juntos, os três começaram uma busca constante por uma forma positiva de passar pela pandemia. Ele conversou com exclusividade com o Leiajá e contou um pouco mais sobre esta iniciativa.

“Ultimamente eu só estava vendo notícias ruins sobre o corona e o fato de haver pessoas na minha família que têm problemas de saúde, hipertensão e problemas de coração, como minha avó, me deixou preocupado. Quanto mais eu via as notícias mais eu ficava mal porque não enxergava reportagens boas sobre cenário. Eu até vi um site dizendo que 'todo mundo vai pegar' e isso para mim é desesperador”, conta Fernando. 

Ele explica que começou a se questionar sobre o outro lado da moeda. As informações sobre progresso de pesquisas, vacinas e até mesmo, pacientes curados. “Comecei a me perguntar, mas cadê as notícias boas? Como está a busca pela vacina como é que tá o avanço das coisas?”, assim surgiu o The Good News.  “A gente pesquisa no Google, em sites brasileiros e também temos uma planilha para pessoas do meu trabalho colocarem os links das notícias boas. Assim, vemos e indexamos ao site por ordem de prioridade. Quem acessa vê sempre as mais recentes”, conta. 

O site começa a operar nesta sexta-feira (20), mas já é possível ver algumas das notícias encontradas pelos pernambucanos. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o Brasil é o país mais ansioso do mundo e, para ajudar a segurar um pouco da ansiedade iniciativas para cuidar da saúde mental também são indicadas por profissionais da psicologia. 

COMENTÁRIOS dos leitores