Apple faz 44 anos. Veja suas ações de combate à Covid-19

Pioneirismo da empresa pode ser visto também durante crescimento da epidemia

por Katarina Bandeira qua, 01/04/2020 - 12:50
Pixabay Empresa fundada por Steve Jobs completa 44 anos no dia 1º de abril Pixabay

Pode parecer mentira, mas a Apple está fazendo 44 anos, nestas quarta-feira (1º). Fundada no Dia da Mentira, a empresa do falecido Steve Jobs (1955 -2011) sempre foi conhecida pelo pioneirismo, principalmente, no que diz respeito a tecnologia mobile. Durante o crescimento da pandemia do novo coronavírus as atitudes da empresa não foram muito diferentes. Para proteger seus funcionários e clientes a maçã fechou lojas, ensinou como limpar dispositivos e lançou site e aplicativos para falar sobre a doença. Para celebrar o aniversário da marca preparamos as principais ações da companhia durante a epidemia. Confira. 

Foi uma das primeiras empresas a mostrar como limpar corretamente seus smartphones

A Apple adicionou instruções para que seus usuários limpem seus dispositivos corretamente. A empresa da maçã passou a sugerir o uso de álcool isopropílico a 70% ou toalhetes desinfetantes Clorox, para limpeza de iPhones, iPads e Mac, por conta do surto do novo Coronavírus. No site da companhia ainda há explicações detalhadas de como limpar cada dispositivo comercializado pela empresa. Os cuidados incluem evitar limpezas excessivas, desconectar todas as fontes de energia externas como dispositivos e cabos e evitar panos abrasivos, toalhas, papel toalha ou itens semelhantes.

Tem doado milhões de dólares para combater a COVID-19

Logo no começo da epidemia a empresa chegou a doar cerca de US $ 15 milhões (cerca de R$ 79 milhões) para a China. Esta semana, Tim Cook, CEO da companhia, usou o seu perfil oficial na rede social Weibo para anunciar que a Apple vai dobrar a sua doação destinada ao país oriental.

Fechou todas as suas lojas ao redor do mundo

A Apple fechou, no começo de março, todas as suas lojas oficiais fora da China. A empresa disse que as lojas deveriam ficar fechadas até 27 de março, porém, com o crescimento da epidemia, o fechamento permanece por tempo indeterminado. O CEO da companhia, Tim Cook, afirmou que mesmo com o funcionamento interrompido, funcionários continuariam sendo pagos, e alguns funcionários deveriam trabalhar remotamente se suas funções permitissem. 

Fará a WWDC via streaming

Depois que o Departamento de Saúde Pública de Santa Clara proibiu, no dia 10 de março, a realização de reuniões em massa no condado, a empresa começou a pensar em formas de mudar sua conferência de desenvolvedores. “A atual situação de saúde exigiu a criação de um novo formato WWDC 2020 que ofereça um programa completo com palestras e sessões on-line, oferecendo uma ótima experiência de aprendizado para toda a comunidade de desenvolvedores, em todo o mundo. Compartilharemos todos os detalhes nas próximas semanas”, disse Phil Schiller, vice-presidente sênior de Marketing Mundial da Apple. O evento deverá acontecer em junho.

Lançou site e aplicativo para informar sobre o novo coronavírus

No último dia 27, a empresa lançou duas novas ferramentas de triagem - um site e um aplicativo, além de um conjunto de recursos para ajudar as pessoas a se manterem informadas sobre o novo Coronavírus. As orientações têm como base as recentes diretrizes do CDC (Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos). 

Tanto o aplicativo quanto o site COVID-19 permitem que os usuários respondam uma série de perguntas sobre fatores de risco, exposição recente e sintomas para si ou para um ente querido. Feito isso, as ferramentas orientam sobre os próximos passos, incluindo distanciamento social e auto-isolamento, entre outros.

COMENTÁRIOS dos leitores