Nordeste tem segunda maior comunidade gamer do país

Pesquisa da BGS em parceria com o Datafolha também revelou que mulheres são quase metade do público de jogos eletrônicos

por Katarina Bandeira seg, 10/08/2020 - 12:31
Freepik Segundo a pesquisa 31,5 milhões (47%) do público gamer brasileiro são do sexo feminino Freepik

Há muito tempo que jogar videogame não é mais considerada uma atividade masculina. Apesar de, no começo da expansão da Nintendo para o mundo - durante os anos de 1980 - muita gente associar os dispositivos à uma atividade "para meninos", uma pesquisa realizada pela Brasil Game Show, em parceria com o Datafolha, revelou que o público feminino no país é quase tão grande quanto o do sexo oposto. 

De acordo com a pesquisa a maioria dos jogadores de plataformas eletrônicas têm cerca de 30 anos e 47% deles são mulheres. Ou seja, de 67 milhões de brasileiros que jogam em consoles e smartphones, 35,5 milhões (53%) são homens e 31,5 milhões (47%) são do sexo feminino. Outro dado relevante é que 28% da comunidade gamer está concentrada no Nordeste. A região fica atrás apenas do Sudeste que comporta 44% dos fãs de jogos eletrônicos.

Jogos mais jogados

Apesar do Brasil ser considerado o país do futebol, a pesquisa também revelou que a paixão não estende aos jogos eletrônicos. De acordo com os resultados 39% dos jogos que conquistam os brasileiros são de ação e aventura. Jogos que englobam esportes detém 26% do público, seguido por games de estratégia (23%), corrida (21%) e Battle Royale/Free Fire e lutas com 13%, cada.

A pesquisa também mostra que, apesar das preferências, a maior parte dos entrevistados possui o hábito de jogar dois tipos de jogos. Em relação aos eSports, cerca de 40% dos gamers afirmaram que acompanham os campeonatos, especialmente a parcela masculina mais jovens, com idade de até 24 anos.

COMENTÁRIOS dos leitores