Facebook convida usuários a se prepararem para votar

Mensagem faz parte de parceria feita com o Tribunal Superior Eleitoral para combater notícias falsas durante as eleições

por Katarina Bandeira qui, 05/11/2020 - 12:00
Reprodução/TSE Mensagem começou a aparecer esta semana Reprodução/TSE

Faltando poucos dias para o início das eleições brasileiras o Facebook começou, esta semana, a exibir uma mensagem para seus usuários convidando-os a acessar mais informações sobre o processo eleitoral. Ao acessar a rede social pelo aplicativo ou pela versão web é possível ver uma imagem com a frase "prepare-se para votar", em que  ao clicar, o usuário é redirecionado ao site da Justiça eleitoral. 

A ação faz parte de uma série de medidas tomadas em parceria com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), para visa diminuir a desinformação no período de votação. A mensagem que aparece na rede social convida os cidadãos a terem mais informações sobre a votação, incluindo medidas sanitárias adotadas para garantir a segurança dos eleitores, uma vez que ainda há a possibilidade de contaminação pelo novo coronavírus. 

Além de oferecer o link para o site, a plataforma pede que os usuários que incentivem amigos a se prepararem para o dia da eleição. A informação só fica disponível uma vez, mas é possível que, até as eleições terminarem outras mensagens de conscientização apareçam na rede social. 

Outras medidas 

De acordo com a empresa de Mark Zuckerberg outras medidas também estão sendo tomadas para garantir que usuários do WhatsApp, Instagram e Facebook fiquem protegidos de Fake News. Este ano, o Facebook terá um Centro de Operações para Eleições no Brasil em que, especialistas de diversos times da empresa no país e no exterior estarão reunidos, de maneira remota, para acompanhar em tempo real potenciais violações de políticas da plataforma, assim como abusos no Instagram e WhatsApp até o fim dos dias de votação.

Parceria com TSE e informação a candidatos

Além dos avisos que vão aparecer no Facebook, há para aos usuários do  WhatsApp um chatbot para tirar dúvidas sobre a votação e um canal exclusivo para que o TSE envie denúncias de contas do WhatsApp que possam estar fazendo disparo em massa de mensagens, o que uma violação das regras do aplicativo.

COMENTÁRIOS dos leitores