WhatsApp ainda não corrigiu bug do zoom na câmera do app

Solução paliativa é usar a câmera nativa do celular. Desinstalar e instalar o app ou limpar o cache não resolvem o problema

por Vitória Silva seg, 12/07/2021 - 12:20
Arquivo/LeiaJá Comparação mostra diferença de fotos tiradas com as câmeras nativa e do WhatsApp Arquivo/LeiaJá

A última atualização do WhatsApp trouxe uma novidade indesejada e que anda confundindo os usuários: a câmera através do aplicativo desenvolveu um bug e tem apresentado um zoom além do normal no momento da foto. O bug aparece quando o usuário fotografa através da ferramenta de Status ou dentro das conversas, mas volta às dimensões normais uma vez que é enviada. Até o momento, a reclamação só tem sito notada por adeptos do Android.

O LeiaJá fez o teste em um aparelho da linha Galaxy A20, da Samsung, e confirmou a aproximação incomum. As fotos foram registradas de um mesmo ângulo e posição, e é possível notar a diferença de abertura nas duas câmeras. À esquerda, o registro contempla mais detalhes da caixa de apoio e o objeto está mais distante. À direita, pouco se vê da caixa e o objeto aparece mais centralizado.

O problema está presente na versão número 2.21.13.28 do mensageiro, edição mais recente do WhatsApp liberada na Play Store na última terça-feira (6). O mesmo bug aconteceu no último mês com a versão de testes do mensageiro para Android, e agora atinge mais usuários com a edição estável. A configuração de zoom é irredutível.

Por enquanto, a única opção para "resolver" o problema é usar a câmera nativa do celular, já que desinstalar e instalar o app ou limpar o cache do WhatsApp não resolvem o problema. O WhatsApp ainda não se pronunciou sobre o assunto, nem avisou se está corrigindo o erro. A reportagem entrou em contato com a empresa que, até o momento desta publicação, não retornou.

COMENTÁRIOS dos leitores