Aplicativo do e-Título deve ser baixado até sábado (1º)
O e-Título é a via digital do título de eleitor. O aplicativo informa o endereço do local de votação e fornece informações sobre a situação eleitoral
O eleitor que ainda não baixou o e-Título precisa fazer isto até o sábado (1º), às 23h59. A partir de domingo, dia 2, data do primeiro turno, o sistema do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) vai estar indisponível para validação dos dados dos eleitores.
O e-Título é a via digital do título de eleitor. O aplicativo informa o endereço do local de votação e fornece informações sobre a situação eleitoral. Quem estiver fora do domicílio eleitoral poderá utilizar o aplicativo para justificar a ausência, no dia da eleição, com utilização de geolocalização. O app ainda possibilita emitir certidões de quitação e de crimes eleitorais.Quem tem a biometria coletada pela Justiça Eleitoral pode ainda utilizar o e-Título como forma de identificação.
O aplicativo e-Título atingiu a marca de mais de 30 milhões de instalações em todo Brasil, desde 2018, quando foi criado. Este ano, até meados de setembro, o número de eleitores que baixaram o título digital bateu recorde em relação às eleições anteriores: 13,5 milhões de pessoas já fizeram o download do app.
Em Pernambuco, no mesmo período, o aplicativo foi instalado por 1.218.510 pessoas, representando 17% dos eleitores do estado (7.018.098). Esse número faz com que Pernambuco seja o sétimo estado com mais downloads do e-Título.
Como baixar o app
O e-Título substitui o documento em papel e pode ser utilizado como identificação, desde que atualizado e com foto. Por isso, é importante se organizar e não deixar tudo para a última hora. Faça o download do e-Título no celular ou tablet. O aplicativo funciona nos sistemas Android e iOS e pode ser baixado na App Store e na Google Play.
*Do site do TRE