WhatsApp permitirá silenciar chamadas desconhecidas

Recurso visa reduzir ligações indesejadas, telemarketing abusivo e fraude

por Vitória Silva ter, 20/06/2023 - 15:15
Unsplash Ilustração do ícone oficial do WhatsApp Unsplash

Mark Zuckerberg, CEO do Meta (Facebook e WhatsApp), anunciou nesta terça-feira (20) um novo recurso de privacidade para o WhatsApp: silenciar chamadas de números desconhecidos. A nova ferramenta, quando ativada, silenciará automaticamente as chamadas recebidas de identificadores fora da lista de contatos. 

A mudança visa oferecer mais privacidade aos usuários do WhatsApp, já que a empresa enfrentou várias reclamações relacionadas à privacidade este ano, incluindo o problema de configuração de privacidade enfrentado pelos usuários do iPhone da Apple em todo o mundo, desde janeiro. Os relatórios sobre scam e fraude, além de telemarketing abusivo também influenciaram a criação do recurso. 

A empresa com sede em Menlo Park, Califórnia, afirma que o recurso ajudará a filtrar spam, golpes e chamadas de pessoas desconhecidas para maior proteção. No entanto, as chamadas silenciadas ainda aparecerão na lista de chamadas recentes dos usuários com uma nota "chamada desconhecida silenciada" ao lado, caso o usuário esteja disposto a ligar de volta. 

Como silenciar chamadas desconhecidas 

Para utilizar a nova funcionalidade, os usuários do aplicativo precisam ativá-la primeiro:

1. Acesse o menu de configurações do WhatsApp; 

2. Selecione a opção "Privacidade"; 

3. Abra o menu "Chamadas" e ative a opção "Silenciar pessoas desconhecidas". 

 

COMENTÁRIOS dos leitores