BRLink atua em projeto de armazenamento de dados na B3

A transição dos servidores locais é de uma das plataformas da B3 para um ambiente de Big Data na nuvem AWS

por Camily Maciel qui, 27/07/2023 - 15:59
Divulgação/B3 Divulgação/B3

A migração de dados de servidores locais para o armazenamento em nuvem é uma tarefa para todo tipo de negócio. Essa transição se torna ainda mais delicada quando a companhia B3, uma das principais empresas de infraestrutura de mercado financeiro do mundo, está no ramo. Nesse caso, coube à BRLink, uma empresa da Ingram Micro e líder de mercado na área de serviço em cloud, realizar a transferência dos dados on-premise de uma das plataformas da B3 para um ambiente de Big Data na nuvem AWS nesta quarta-feira (26). 

A plataforma de processamento de dados atendia o segmento de financiamento da B3 e funcionava de forma total como on-premise, ou seja, seu ecossistema de hardwares e softwares estava instalado em data center dentro da empresa. O modelo, já defasado e restrito do ponto de vista de recursos, exigia alto custo de manutenção e não entregava as capacidades analíticas necessárias para atender às demandas da companhia e de seus clientes. Em 2021, a B3 contratou a AWS como sua fornecedora de cloud para a área de dados, que então, indicou a BRLink para a construção da plataforma de dados na nuvem. Juntas, as empresas trabalharam em etapas, conectividade e criação do framework para a realização da migração de dados. Com isso, o desafio era desativar o ambiente e migrar uma quantidade de dados para a nuvem e garantir que todas as funcionalidades estivessem validadas e funcionando sem prejuízo.  

No passo seguinte, as bases de dados foram divididas em três grandes grupos: plataforma e sistemas transacionais; dados de parceiros e dados originados de provedores. Alguns dos desafios para a migração foram os volumes expressivos dos dados, a orquestração das arquiteturas, o refinamento de informações, a validação e a verificação dos dados migrados e o tempo de implementação. Também foram criadas rotinas de validação dos dados, a fim de detectar informações sensíveis para atender os requisitos da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Para agilizar o trabalho, a solução foi aprovada por um framework com o objetivo de padronizar funcionalidades e estruturas já programadas, além de garantir produtividade e qualidade no desenvolvimento do projeto e na criação e monitoramento. Dessa forma, todos os servidores passariam a funcionar de forma correta e a carga de trabalho seria distribuída uniformemente entre eles. 

Para mais informações sobre a BRLink e suas soluções, acesse o site oficial a seguir: https://www.brlink.com.br/.

 

COMENTÁRIOS dos leitores