Escola verde: proposta possível

A sustentabilidade já é presente nas escolas e alunos desenvolvem atividades pensando na saúde do planeta

por Nathan Santos sab, 23/06/2012 - 00:30
Chico Peixoto/LeiaJáImagens Sustentabilidade já integra grade de educação de algumas instituições Chico Peixoto/LeiaJáImagens

Ações sustentáveis já garantiram espaço na mídia e nas discussões da sociedade, como na Conferência Rio+20, que reúne representantes de inúmeros países para discutir o tema. Afinal de contas, já está mais que provado que preservar o meio ambiente, atentar para atividades que contribuam para a manutenção de diversos recursos naturais, entre outras ações, são iniciativas fundamentais para garantir um planeta sadio e uma humanidade sem desigualdade. Pensando nesse futuro, a educação nas escolas é fator importante nesse processo. Já existem escolas que incluíram em sua grade de ensino procedimentos sustentáveis.

A Escola Madre de Deus, localizada no bairro de Boa Viagem, na Zona Sul do Recife, é uma que adotou o procedimento há oito anos. A ideia da instituição não é só trabalhar a preservação do meio ambiente, e sim destacar o respeito ao próximo. Vários alunos realizam atividades sustentáveis, mesmo sem valer nota.

“Primeiro nós trabalhamos o que é sustentabilidade, explicando como se faz, e mostrando como ela acontece de fato. Depois desempenhamos várias ações que vão garantir um futuro melhor para os alunos, as família e toda a comunidade”, explica a coordenadora pedagógica, Pollyanna Barreto. Neste ano, ela conta que em cada mês os alunos estão dando destaque para alguns procedimentos sustentáveis. Já trabalharam a redução do uso de água, a realização correta do descarte do óleo de comida, aprenderam a economizar energia elétrica, e agora estão aprendendo como descartar corretamente pilhas e baterias.

De acordo com a coordenadora, as ações desenvolvidas na escola estão sendo repassadas para fora da instituição. “Cada criança tem uma família e amigos. Elas passam para todos o que aprenderam e, assim, a sociedade como um todo ganha com as ações sustentáveis”, conta. Para a realização das tarefas, professores e alunos tiveram encontros educativos com uma consultora ambiental. O objetivo foi fazer com que todos os envolvidos façam as atividades com segurança.











Verde e animais



Entre as salas de aulas, corredores e espaços de recreação da escola, é possível ver o fruto de todo o trabalho. Existem várias plantas, muitas delas plantadas pelos próprios alunos, cartazes de orientação, espaços para colhimento de óleo de comida, criação de animais, como galinhas e pavões, entre outras. “Trabalhamos também o respeito aos animais, porque eles são muito prejudicados por causa do desrespeito com o meio ambiente”, completa Pollyanna.

Sobre a campanha de descarte de pilhas e baterias, as ações da escola já se expandiram para a comunidade ao redor. Em um estabelecimento comercial próximo à instituição de ensino, a escola instalou uma caixa para colher os materiais. “As pessoas podem colocar lá os objetos e assim evitam que eles sejam jogados em locais não apropriados”.







Conscientes desde pequenos







João Pedro (à direita na foto), 10, estudante da quarta série, é um dos que fazem questão de participar das atividades. Ele afirma que já ganhou conhecimentos importantes. “Aprendi que  não devo gastar muitas água no banho, e muitas outras coisas. Ainda falo para os meu amigos o que é correto fazer. Caso eles façam algo que prejudique o meio ambiente, reclamo logo”, conta João Pedro. “Se a gente desperdiçar a água, acabar com as plantas e prejudicar os animais, um dia os nossos recursos vão acabar”, completa o aluno.







Para Edson de Melo Neto (à esquerda na foto), da mesma idade e séria de João Pedro, além de ser importante trabalhar a sustentabilidade, também é divertido. “É muito divertido. Nós aprendemos de uma forma descontraída e ainda ajudamos na sobrevivência do planeta”, diz o jovem.

Para o professor de ciências, Tiago Marinho, as escolas que não incluem nas suas atividades de educação o tema sustentabilidade, estão deixando a desejar para o processo de aprendizado. "Estão perdendo o foco do aluno na preparação para o futuro. Elas precisam analisar como os problemas nos afetarão no futuro. É importante que todas instituições de ensino trabalhem a sustentabilidade com todos os seus integrantes", opina Marinho.

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