Entenda o Sisu

Processo seletivo que utiliza a nota do Enem como única fase do vestibular

por dom, 06/01/2013 - 10:21
LeiaJáImagens Ao todo, 101 instituições públicas de educação superior selecionarão novos estudantes através do sistema LeiaJáImagens

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) é o processo seletivo que utiliza a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como única fase para o ingresso de novos alunos nas instituições públicas de ensino superior. O Sisu foi desenvolvido pelo Ministério da Educação (MEC) e visa o preenchimento de vagas com base nas notas obtidas no Enem. Só poderão concorrer as vagas os estudantes que participaram do Enem 2012 e obtiveram nota na redação acima de zero.

Em 2011, o número de inscritos ultrapassou 1 milhão. Os cursos de medicina da Universidade Federal do ABC (UFABC), Universidade Federal do Ceará (UFC), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Universidade Federal de Pelotas (UFPel), foram os mais concorridos do sistema.

As inscrições estarão abertas desta segunda-feira (7) e 11 de janeiro pela internet. A oferta 2013 chega a 129.279 vagas, em 3.751 cursos. Ao longo do processo seletivo o candidato poderá alterar dados. A primeira chamada está prevista para 14 de janeiro, e o período das matrículas será entre 18 à 22 do mesmo mês.

Segundo Sergio Fônseca, que cursa Licenciatura em Computação na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) a importância do Sistema de Seleção unificada está na inclusão educacional, e uma oportunidade a mais de estudar em uma Universidade Pública. Sergio ressaltou a importância da leitura e da informação para obter uma boa nota no Enem.

Ao todo, 101 instituições públicas de educação superior selecionarão novos estudantes através do sistema. As inscrições serão encerradas às 23h59 do dia 11 de janeiro. Mais informações sobre o Sisu podem ser adquiridas no portal.

COMENTÁRIOS dos leitores