MEC publica nesta semana portaria de novo programa

"Quero ser Cientista, Quero ser Professor" visa estimular o interesse e a vocação dos estudantes para as disciplinas de matemática, química, biologia e física

por Nathan Santos ter, 10/09/2013 - 16:07
José Cruz/ABr O ministro da educação, Aloizio Mercadante destaca a importância de despertar o interesse dos alunos pelas disciplinas José Cruz/ABr

Ainda nesta semana, o Ministério da Educação (MEC) publicará a portaria no Diário Oficial da União (DOU) sobre o lançamento oficial do programa Quero ser Cientista, Quero ser Professor. O intuito da iniciativa é estimular o interesse e a vocação dos estudantes do ensino médio para as disciplinas de matemática, química, biologia e física.

Segundo o ministro da educação, Aloizio Mercadante, uma bolsa de R$ 150 deverá ser oferecida para os alunos que vão participar do programa, que de acordo com o MEC, é baseado nos moldes da iniciação científica do ensino superior.

Após a publicação da portaria no DOU, a adesão ao programa deverá ser feita por parte dos estados. De início, serão oferecidas 30 mil bolsas para os estudantes do ensino médio, porém, a meta do MEC é chegar a 100 mil. Ainda está prevista uma bolsa para um professor orientador e tutoria de um professor na universidade. “O objetivo é despertar o interesse que já existe em alguns estudantes, que têm excelentes desempenhos. Se você não estimular, se ele não tiver motivação, ele pode depois perder esse interesse. O Brasil precisa de mais profissionais nessas áreas”, destaca Mercadante, conforme informações do Ministério.

Mais novidade

Ainda está prevista a distribuição de um kit denominado “Aventuras na Ciência”. Ele terá objetos de física, química, biologia, astronomia e matemática. De acordo com o MEC, a responsabilidade do kit é dos cientistas brasileiros.



COMENTÁRIOS dos leitores