Quase 170 mil pessoas pediram atendimento especial no Enem
Deficientes, gestantes e sabatistas são alguns dos estudantes que solicitaram o atendimento diferenciado
Um total de 76.676 feras terá atendimento especial nos dias 8 e 9 de novembro, durante a realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Já o atendimento especializado foi solicitado por 92.972 candidatos. De acordo com o Ministério da Educação (MEC), mais de 8,7 milhões de pessoas devem participar das provas.
Segundo o MEC, o atendimento especializado serve para os feras com baixa visão, cegueira, deficiência física, deficiência auditiva, surdez, deficiência intelectual, surdo-cegueira, dislexia, déficit de atenção, autismo, discalculia (dificuldade ao calcular) ou outra condição especial. Alguns dos recursos que serão oferecidos para esse público são sala de fácil acesso, prova superampliada e auxílio para transcrição.
O atendimento específico é direcionado a gestantes, lactantes, idosos e estudantes em classe hospitalar. São incluídos também nesse grupo os sabatistas, que por crença religiosa reservam os sábados.
No primeiro dia de provas do Enem os estudantes terão quatro horas e meia para responder questões de história, geografia, filosofia, sociologia, química, física e biologia. No segundo dia do Exame, os candidatos terão cinco horas e meia para fazer as provas de matemática, língua portuguesa, literatura, arte, educação física, tecnologias da informação e comunicação, além de língua estrangeira e redação. As avaliações iniciarão às 13h, levando em consideração o horário de Brasília.
Saiba mais
De acordo com o MEC, para as provas do primeiro dia, o estudantes que reservam os sábados devem chegar ao local do Exame no mesmo horário que todos os participantes (entre 12h e 13h) e esperar, em local específico, até às 19h. Sobre os sabatistas do Acre, Amazonas, Rondônia e Roraima, esses farão a prova a partir das 19h, sendo 18h em Brasília, por causa do Horário de Verão.
Nos dias do Enem 2014, os candidatos deverão apresentar um documento de identidade com foto e preencher o caderno de respostas com caneta esferográfica de cor preta. Os estudantes apenas poderão deixar o local da prova duas horas após o início do Exame e somente será permitido levar o caderno de questões nos 30 minutos finais das provas. Mais informações podem ser obtidas no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), instituição responsável pela organização do Exame.