Geraldo Julio inaugura Compaz sob protesto de professores

Categoria reivindica aumento salarial e melhores condições de trabalho

por Nathália Guimarães sab, 12/03/2016 - 12:21
Nathália Guimarães/LeiaJáImagens Cerca de 50 professores de rede municipal de ensino realizaram um ato em frente ao Compaz Nathália Guimarães/LeiaJáImagens

O Prefeito Geraldo Julio enfrentou um protesto durante a inauguração do Centro Comunitário da Paz (Compaz), no Alto Santa Terezinha, neste sábado (12), na Zona Norte do Recife. Cerca de 50 professores de rede municipal de ensino realizaram um ato na ocasião. 

Os professores, em greve desde a última terça-feira (8), reivindicam aumento salarial 11,36% para toda a categoria e melhores condições de trabalho. De acordo com o Sindicato Municipal dos Profissionais de Ensino da Rede Oficial do Recife (Simpere), 80% dos seis mil profissionais que integram a categoria estão de braços cruzados.

A diretora do Simpere, Simone Fontana, explica que a categoria decidiu manter a greve em assembleia realizada nesta sexta-feira (11). "Queremos que a prefeitura abra as negociações. Nossa voz precisa chegar ao prefeito Geraldo Julio", disse. 

O Tribunal Superior de Justiça de Pernambuco (TJPE) considera a greve ilegal. Segundo sentença emitida na última segunda-feira (7), a paralisação atinge os serviços públicos essenciais e, por isso, o sindicato deve suspender a greve. Os servidores da rede pública do Recife devem retornar às atividades imediatamente, sob pena de multa diária de R$ 30 mil.

COMENTÁRIOS dos leitores