Enem: estudantes oferecem aulas gratuitas pelo Facebook

Campanha que circula nas redes sociais oferece esclarecimento sobre disciplinas específicas, aos estudantes que vão fazer o Enem

por Camilla de Assis sex, 07/10/2016 - 13:15

Uma campanha está ganhando popularidade nas redes sociais em prol da educação. A corrente, que é repassada pelos usuários do  Facebook, oferece esclarecimentos sobre disciplinas aos estudantes que vão fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), nos dias 5 e 6 de novembro. Quem compartilha o texto explica que irá tirar as dúvidas por meio do chat da rede social, gratuitamente, de matérias específicas.

A estudante de jornalismo e odontologia Nylke Ferraz resolveu aderir à campanha. Segundo ela, a pressão que os feras estão passando para conseguir ter boas notas do Enem já foi sentida por ela quatro vezes e foi o motivo pelo qual decidiu ajudar. “Foi mais pelo fato de ter passado por quatro anos como pré-vestibulanda e ter tido apoio e orientação dos professores enquanto outros não tinham essa mesma oportunidade. Quando vi essa campanha na Internet decidi participar porque sei que posso ajudar pessoas que não têm condições de terem um acompanhamento”, explicou Nylke.

Em sua publicação, a estudante oferece aulas gratuitas de história e geografia. “Galera que vai prestar o Enem e outros vestibulares neste ano: estou disponibilizando o meu inbox para tirar dúvidas relacionadas às disciplinas de História e Geografia. Mesmo se você nunca falou comigo, pode me chamar, sem medo.  Por um meio acadêmico cada vez menos elitizado. (Quem quiser colaborar só tem que copiar e colar essa mensagem no próprio mural, alterando as matérias caso a aptidão seja diferente. Simbora!)”, diz a mensagem compartilhada em sua rede social.

Também estudante de odontologia, Yan Jacinto Conselho aderiu à “corrente do bem”. “Eu já tirava dúvida de alguns amigos desde a época de escola nas disciplinas que eu mais dominava. Daí, agora, surgiu essa campanha pelas redes sociais a fim de tirar as dúvidas dos concorrentes do Enem, que me motivou a permanecer o costume antigo. É uma oportunidade que eu não tive, mas quero construir a outras pessoas”, declarou, em entrevista ao Portal LeiaJá. Yan oferece aulas de língua portuguesa, literatura, redação e biologia.

Seu compartilhamento no Facebook já tem 67 curtidas e diversos comentários. Apesar da popularidade, Yan prevê ajudar de oito a dez pessoas, mas explica o motivo: “Ainda estou com a dificuldade da galera que não tem muita aproximação e não sabe como chegar. Espero atingir mais pessoas. Algumas não falam comigo por timidez ou algo do tipo. Acho que a facilidade da rede social começa a ajudar aí. Porque existem pessoas que não são próximas e querem tirar dúvidas. Pessoalmente elas não fariam, mas através de alguma rede social já se sente melhor em fazer”, conta.

COMENTÁRIOS dos leitores