UFPE convoca comunidade para debater as ocupações
Instituição de ensino se mostrou solidária aos manifestantes, mas também disse que o direito de ir e vir deve ser preservado
Depois do reitor Anísio Brasileiro se posicionar de forma contrária à PEC do teto, a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) emitiu, nessa terça-feira (1º), um comunicado oficial sobre a atual conjuntura da instituição de ensino. Vários prédios estão ocupados em protesto contra a PEC, assim como existe um movimento que não concorda com as ocupações.
No texto, a Reitoria da UFPE foi solidária e “reconhece o direito à manifestação dos estudantes que estão realizando protesto contra a PEC 241 (agora denominada PEC 55) e a reforma do ensino médio”. A instituição de ensino também lembrou que atos de protesto são frutos das liberdades individuais, “direito fundamental expresso em nossa Constituição e de grande importância para o funcionamento da democracia”.
Porém, a Universidade destacou que o direito de ir e vir é essencial para a realização das atividades acadêmicas e administrativas. O movimento UFPE Livre, contrário às ocupações, argumenta justamente que esse direito está sendo prejudicado por causa das manifestações, enquanto que os ocupantes levantam a bandeira que estão lutando pelo futuro da educação.
Por fim, a UFPE convocou toda a comunidade acadêmica para debater o assunto. Confira, a seguir, o texto publicado pela Federal:
A Reitoria da UFPE manifesta sua solidariedade e reconhece o direito à manifestação dos estudantes que estão realizando protestos contra a PEC 241 (agora denominada PEC 55) e a reforma do Ensino Médio. A Administração Central reitera sua disposição para o diálogo permanente com os alunos e demais membros da comunidade acadêmica a fim de discutir os temas relevantes à educação no país.
A livre manifestação é derivada das liberdades individuais, direito fundamental expresso em nossa Constituição e de grande importância para o funcionamento da democracia. A preservação do direito de ir e vir é fundamental para o funcionamento das atividades acadêmicas e administrativas da Universidade. Assim, a Reitoria conclama a todos que fazem a UFPE a discutir essas e outras pautas relevantes para o ensino público, sempre dentro de um clima de respeito e diálogo.