Enem 2017: confira todas as informações sobre a prova

Neste domingo (5), milhões de estudantes de todo o Brasil iniciam a caminhada em uma das provas educacionais mais importantes do país

por Nathan Santos sab, 04/11/2017 - 10:02
Rafael Bandeira/LeiaJáImagens Mais de 6 milhões de candidatos se inscreveram para a prova Rafael Bandeira/LeiaJáImagens

Um ano inteiro de preparação terá como desfecho momentos importantes para milhões de estudantes. Nestes dois primeiros domingos de novembro, dias 5 e 12, cerca de 6 milhões de candidatos são esperados na prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), considerado o principal meio de acesso ao ensino superior no Brasil. 

Ciências Humanas, Linguagens e Redação são as provas deste domingo, cuja duração total será de cinco horas e 30 minutos. Já no dia 12, os candidatos responderão em até quatro horas e 30 minutos, questões de matemática e Ciências da Natureza. Toda a prova soma 180 questões objetivas.

Como alguns estados brasileiros adotaram o Horário de Verão, a hora de fechamento dos portões dos locais de prova varia. Em Brasília, os portões serão abertos ao meio dia e fechados ás 13h, com o início do Exame previsto para exatamente 13h30. No entanto, como Pernambuco não adotou o Horário de Verão, os portões abrirão ás 11h, fecharão 12h e o Enem iniciará 12h3h.

“No Acre, os portões fecham às 10h. Já nos estados do Amazonas, Rondônia e Roraima os candidatos só poderão entrar no local da prova até às 11h. Alagoas, Amapá, Bahia, Ceará, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Sergipe e Tocantins fecharão os portões às 12h. Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo, às 13h”, detalhou o Ministério da Educação (MEC) em seu site.

 

De acordo com o edital do Enem 2017, publicado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão responsável pela organização da prova, os feras só poderão deixar os locais de prova após, no mínimo, duas horas do início. Os candidatos que quiserem levar o caderno de questões só poderão deixar os prédios nos 30 minutos finais. 

O caderno de prova deste ano, inclusive, apresenta uma novidade para os feras. Ele será personalizado, já contando com o nome do participante, com o objetivo de garantir segurança durante a prova. O estudante, por sua vez, precisa atentar quanto á obrigatoriedade de levar alguns objetos importantes, tais como carteira de identidade original e caneta esferográfica transparente de cor preta; no edital do Enem, é aconselhável levar o Cartão de Informação impresso. Lápis, borracha, celulares, calculadoras, aparelhos eletrônicos, entre outros utensílios são proibidos. Confira mais detalhes na matéria do LeiaJá.

Segundo o MEC, o gabarito oficial das provas será divulgado no dia 16 de novembro. Já o resultado final está previsto para janeiro do próximo ano. Mais detalhes devem ser obtidos no site do Enem

Números

Dos mais de 6 milhões inscritos no Exame, 371.615 farão prova em Pernambuco. Entre as cidades do Estado, Recife recebe o maior número de candidatos: 87.783. No âmbito nacional, o Inep informou que mais de 1.700 municípios contarão com locais de aplicação das provas.

Do total de participantes em todo o Brasil, 58,6% são mulheres e 41,4% são homens. “De acordo com declaração na inscrição; 46,9% dos participantes são da cor/raça parda; 35% branca; 13,3% preta; 2,3% amarela e 0,7% indígena. Ao todo, 1,9% dos inscritos não declararam cor/raça”, detalhou o Inep. Sobre atendimentos especiais, o Instituto também fez um detalhamento: 

Foram aprovadas 35.653 solicitações de Atendimento Especializado. A maioria dos casos é de deficiência física (11.327), baixa visão (6.676), déficit de atenção (6.606) e deficiência auditiva (3.683). Serão usados 67.980 recursos de acessibilidade, sendo 1.626 Videoprovas Traduzidas em Libras, novidade desta edição. A maioria dos participantes (24.878) com direito a recurso declararam não precisar de nenhum apoio para realização das provas. Os recursos mais solicitados foram sala de fácil acesso (8.758), tempo adicional (8.584), auxílio para leitura (4.902), auxílio para transcrição (4.611) e prova ampliada (4.117).

Também serão oferecidos 16.898 Atendimentos Específicos: 46,9% para lactantes; 34,7% para Outra Condição Específica; 15,8% para gestantes; 2,4% para idosos e 0,2% para classe hospitalar. O Enem 2017 teve 304 solicitações aprovadas para Atendimento pelo Nome Social.

Segurança 

O governo federal promete um grande esquema de segurança para o Enem 2017. Mais de 600 mil servidores trabalharão nos locais de prova. “É a maior estrutura de segurança da história, são 67 detectores de metal”, comentou o ministro da Educação Mendonça Filho, em pronunciamento oficial. Confira, a seguir, o vídeo publicado pelo MEC:

  

LeiaJá também

--> Uma prova em busca de inclusão

--> Teoria de Resposta ao Item: use uma boa estratégia no Enem

--> Filmes sobre educação para relaxar às vésperas do Enem

COMENTÁRIOS dos leitores