Domingo do Enem inicia com trânsito tranquilo

No começo desta manhã, várias vias do Recife não enfrentam problemas. No entanto, o trânsito deve ficar complicado perto das 11h, horário de abertura dos locais de prova

por Nathan Santos dom, 05/11/2017 - 07:03
Nathan Santos/LeiaJá Perto da Unicap, no Centro do Recife, movimentação ainda é tranquila Nathan Santos/LeiaJá

Em muitas vias do Recife, o trânsito é bastante tranquilo no início da manhã deste domingo (5), primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Na Avenida Caxangá, por exemplo, no sentido centro da cidade o percurso segue sem problemas, principalmente no corredor do BRT.

No bairro das Graças, Zona Norte do Recife, várias escolas onde as provas serão realizadas já recebem comerciantes e escolas que estão montando estandes para recepcionar os candidatos. No cruzamento da Avenida Agamenon Magalhães com a Praça do Derby não há retenções.

Nas proximidades da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), no bairro da Boa Vista, área central do Recife, há boa movimentação de escolas, fiscais de prova e comerciantes. Nos locais onde é permitido estacionar, existem inúmeras vagas, no entanto, como é de praxe, o fluxo de veículos e pedestres deve aumentar bastante perto das 11h.

Para ajudar os candidatos durante a mobilidade em direção aos locais de prova, a Companhia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) ampliou o número de agentes. De acordo com o órgão, em um domingo normal, cerca de 100 servidores atuam pelas principais vias da cidade. Como hoje é dia de Enem, mais 40 agentes de trânsito foram escalados.

O Grande Recife também reforçou a frota de ônibus para este domingo. Circulam pelo Recife e Região Metropolitana quase 180 veículos, responsáveis por 1.617 viagens. Segundo o Grande Recife, houve um incremento de 39 coletivos e 335 viagens. Pernambuco conta com 317.615 candidatos inscritos, dos quais, mais de 87 mil farão prova na capital pernambucana.

Em Pernambuco, os portões dos locais de prova serão abertos às 11h e o fechamento ocorrerá ao meio dia. O Exame está previsto para começar às 12h30 e, ao todo, serão cinco horas e 30 minutos de duração; haverá questões de Linguagens, Ciências Humanas e redação. Já no dia 12 de novembro, os candidatos responderão quesitos de matemática e Ciências da Natureza.  

COMENTÁRIOS dos leitores