Professores avaliam mudança no tempo de provas do ENEM

Com a mudança, no segundo dia de provas, os estudantes terão mais 30 minutos para realizar as provas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias

por Juan Gouveia sex, 23/03/2018 - 12:58
Paulo Uchôa/LeiaJáImagens/Arquivo . Paulo Uchôa/LeiaJáImagens/Arquivo

O Diário Oficial da União (DOU) divulgou, nesta quarta-feira (21), o edital da edição deste ano do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). A grande novidade é o acréscimo de 30 minutos no segundo domingo de provas, nas questões de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias, totalizando cinco horas de duração.

A novidade repercutiu entre professores e alunos que, em boa parte, comemoraram a mudanças. "Isso para o aluno é bom, já que desde as mudanças do ano passado, quando no segundo domingo foi destinado a parte de 'exatas', com os minutos a mais o aluno ganha mais tempo na realização dos cálculos demandados", conta o professor de química, Berg Figueiredo.

Essa faz parte de uma demanda de cobranças que os estudantes fazem ao Ministério da Educação (MEC). Segundo o professor de biologia, André Luiz, os alunos pedem mais tempo devido ao grande número de questões a serem resolvidas. “As provas de natureza e matemática são provas que por ter cálculo, consomem muita energia. Eles pediam uma hora, o MEC achou um meio termo, melhor do que antes", conclui.

A prova do Enem é considerada por alguns profissionais da educação muito extensa. "Eles correm contra o tempo, a prova é muito longa, são 90 questões. Os estudantes agora têm 3,3 minutos por questão, fora a marcação do gabarito, ou seja, sobram menos de 3 minutos para a resolução de cada questão.", ressalta Nilson Lourenço, professor de física.

Com um pouco mais de tempo para a realização do exame, o estudante deve ficar atento para não se perder. "Se ele tem uma boa estratégia de prova, mesmo com o tempo anterior, ele conseguiria fazer a prova. Inicialmente é uma boa, mas fico preocupado que o estudante ache que pode descansar no meio da prova, que não pode", aconselha André, que ainda pontua a importância de não se "emperrar" em um quesito e perder muito tempo nele.

O Exame deste ano terá as inscrições abertas no dia 7 de maio, às 10h, e elas seguem até as 23h59 de 18 do mesmo mês. Uma outra alteração na edição é o processo de isenção, que deve ser solicitada antes da inscrição oficial, seguindo as regras publicadas no edital. As provas serão aplicadas nos dias 4 e 11 de novembro.

LeiaJá também

--> Enem: Inep divulga espelho de redação e nota de treineiros

--> Com novidade, edital do Enem 2018 é divulgado

COMENTÁRIOS dos leitores