Simpósio internacional discute o ensino da matemática

Realizado em Belém, na UNAMA - Universidade da Amazônia, o 5º SIPEMAT mobilizou professores, estudantes e pesquisadores

por Ariela Motizuki ter, 03/07/2018 - 08:59

A UNAMA - Universidade da Amazônia sediou do dia 27 a 29 de junho, em Belém, o  5º Simpósio Internacional de Pesquisa em Educação Matemática (SIPEMAT), no campus Alcindo Cacela. O evento contou com programação diversa, com realização de palestras, mesas-redondas e apresentação de trabalhos acadêmicos.

O simpósio reuniu professores, graduandos, pesquisadores e profissionais interessados na área da educação na matemática. Realizado desde 2006, o SIPEMAT  ocorreu pela primeira vez no Estado do Pará. “O SIPEMAT é um evento de pesquisa na voltado para a área de educação na matemática, porque a licenciatura em matemática vem evoluindo no Brasil. É um simpósio de pesquisadores dessa área que começou a ser realizado desde 2006”, informou o coordenador do evento, Iran Abreu.

O congresso contou com vários relatos sobre a questão do ensino e aprendizagem da matemática no Brasil. O aluno do curso de matemática da UNAMA Willian Faro esteve presente no simpósio e afirmou que o evento é uma grande oportunidade para quem está começando a entrar no mercado de trabalho. “É um evento muito importante pro crescimento e para enriquecer o currículo enquanto ainda estamos na graduação”, afirmou.

A coordenadora do curso de Matemática, Glaucianny Noronha, enfatizou a importância de aliar a pesquisa com o processo de educação da matemática, principalmente para alunos da graduação. “A UNAMA busca cada vez mais investir em eventos desta natureza, fazendo a relação da extensão universitária, que é um processo educativo, cultural e científico que articulamos o ensino e a pesquisa”, enfatizou Glaucianny Noronha.

O evento foi promovido e organizado pela Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat) e pela Sociedade Brasileira de Educação Matemática – Regional Pará (SBEM-Pará).



COMENTÁRIOS dos leitores