Os filósofos que você precisa revisar para o Enem

Professores detalharam as características de pensadores importantes para a prova

por Adige Silva ter, 18/09/2018 - 10:44
Pixabay Questões sobre filosofia vêm atreladas a teorias, estudos e citações de grandes filósofos da história da humanidade Pixabay

Filosofia é uma das áreas do conhecimento cobradas na prova de Ciência Humanas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que será realizado nos dias 4 e 11 de novembro. Nos últimos anos, caíram assuntos como ética e cidadania, principalmente na política; teorias sobre o conhecimento humano, política moderna, democracia, cidadania, filosofia moderna e antiga, entre outros assuntos.

Esses temas quase sempre vêm atrelados a teorias, estudos e citações de grandes filósofos da história da humanidade. Com auxílio dos professores Pedro Botelho e Carla Ribeiro, o LeiaJá destaca nesta terça-feira (18) os filósofos que você deve revisar para ter um bom desempenho no Enem. Confira: 

 Os pré-socráticos

De acordo com Carla Ribeiro, o Enem tem cobrado esses pensadores com uma certa frequência. Eles são considerados os primeiros filósofos, pois iniciaram uma busca racional acerca da origem do cosmo, formando o que denominamos Cosmologia. Os principais nomes desse período são Tales de Mileto, Heráclito de Éfeso e Pitágoras de Samos.

Sócrates, Platão e Aristóteles

Carla ainda enfatiza: "os pensadores socráticos são fundamentais para entendermos a formação do pensamento ético-político no ocidente. Além disso, desenvolveram teorias do conhecimento que serviram de base para diversos pensadores nos demais tempos históricos".

Sócrates - Pedro Botelho explica que o pensador é responsável pelo desenvolvimento do chamado Método Socrático, que é um processo de autoconhecimento e reflexão; além da elaboração da técnica maiêutica. 

Platão - Ainda de acordo com o professor, frequentemente são questões do Exame a concepção política e metafísica do filósofo, que é o estudo do mundo das ideias; sofocracia e ditadura dos filósofos. 

Aristóteles - "Aborda questões da finalidade, virtude, moral e ética, e felicidade como finalidade humana", friza o educador. 

"Os textos costumam aparecer com citações diretas dos filósofos da chamada Tríade Clássica da filosofia grega, ou indiretas, por meio de estudos de filósofos contemporâneos", explica o professor Pedro Botelho.

 Santo Agostinho e Tomás de Aquino

Segundo a professora Carla Ribeiro, eles desenvolveram teorias que relacionaram fé e racionalidade. Fizeram uma adaptação do pensamento platônico e aristotélico, ao período cristão. 

 Maquiavel

Considerado o fundador do pensamento político moderno, propõe uma análise da política sem a interferência de preceitos metafísicos, como a religião, a moral e a ética. A frase “os fins justificam os meios” sintetiza bem a proposta política deste pensador. 

 René Descartes

Conhecido pela frase “penso, logo existo”, Descartes propõe uma teoria do conhecimento baseada na dúvida e na busca de um conhecimento inabalável e seguro. 

 Hobbes, Locke e Rousseau

Conhecidos como contratualistas, esses pensadores refletiram, na modernidade, a transição do homem no seu estado de natureza, para o estado de civilidade. Compreenderam a necessidade humana de formar uma instituição reguladora da convivência coletiva, o Estado. 

David Hume e Kant

Pensadores empiristas, refletiram como podemos alcançar o conhecimento. David Hume é considerado um cético moderado, pois analisou os limites da ciência. Em Kant encontramos a revolução copernicana, modificando a relação sujeito e objeto na construção do conhecimento. "Além disso, devemos conhecer os conceitos de ética e esclarecimento na perspectiva kantiana", destaca Carla. 

  Escola de Frankfurt

"Pensadores como Max Horkheimer, Theodor Adorno e Jürgen Habermas são fundamentais para a prova do Enem, seja para embasar sua redação ou te ajudar na interpretação das questões na prova de Ciências Humanas. Na teoria crítica, esses intelectuais buscaram compreender aspectos ligados a formação da cultura de massa através da existência de uma indústria cultural", alerta a professora.

"Não esqueça de conhecer alguns dos filósofos contemporâneos, como Michel Foucault e Hannah Arendt. Apesar de não estarem tão frequentes na prova de Ciências Humanas, são excelentes embasamentos para a construção de sua redação", finaliza Carla Ribeiro.  

COMENTÁRIOS dos leitores