Enem: veja possíveis temas de redação que cairão na prova

A prova será realizada nos dias 4 e 11 de novembro

por Beatriz Gouvêa ter, 25/09/2018 - 08:53

O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) será realizado nos dias 4 e 11 de novembro. A prova garante uma vaga nas instituições de ensino superior públicas e privadas do país.

Temas como preconceito linguístico e discurso de ódio nas redes sociais têm grandes chances de serem abordados na redação do Enem. Conheça um pouco mais sobre o assunto e saiba como argumentar na hora de escrever sobre o assunto na prova.

Discurso de ódio nas redes sociais

O discurso de ódio na internet teve 4 milhões de casos denunciados nos últimos 11 anos, de acordo com Dados da Central Nacional de Denúncias de Crimes Cibernéticos, da ONG Safernet Brasil. Por isso, o estudante poderá argumentar sobre as políticas contra estes comentários, como penas mais duras e o fato de não haver uma fiscalização para que não exista mais casos de discursos de ódio na internet. Além de levar o texto para o lado social, pelo fato de não existir educação moral do agressor.

Preconceito linguístico

O preconceito linguístico é gerado a partir de comentários contra o modo de alguém falar, como por exemplo, uma pessoa que mora em São Paulo reclamar do modo que um nordestino fala. A discussão do tema pode ser feito a partir de como as escolas ensinam os alunos a falar na linguagem culta excluindo as diversidades geográficas, históricas e sociais de cada indivíduo, sendo que a própria linguística não diz que existe um certo e um errado no jeito de se comunicar verbalmente.

COMENTÁRIOS dos leitores