Inep apresenta nova forma de pedir reaplicação do Enem

Organização também explicou os casos em que os feras poderão solicitar o procedimento

por Nathan Santos qui, 27/09/2018 - 15:10
Júlio Gomes/LeiaJáImagens/Arquivo Estudantes farão o Enem nos dias 4 a 11 de novembro Júlio Gomes/LeiaJáImagens/Arquivo

Durante a apresentação dos detalhes operacionais do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), uma novidade foi anunciada em Brasília, nesta quinta-feira (27). A organização da prova divulgou um novo processo de solicitação de reaplicação do Exame, que poderá ser pedido em casos específicos.

De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão responsável pela realização do Enem, até o ano passado os pedidos de reaplicação eram realizados pelo canal “Fale Conosco do Inep”. Agora, o procedimento deverá ser feito por meio da “Página do Participante”, passando a ter fluxos e prazos definidos.

“Só terá direito à reaplicação o participante que comprovar ter sido afetado, de alguma forma, por um problema logístico ou de infraestrutura, como por exemplo em caso de interrupção no fornecimento de energia elétrica. O participante que conseguir o direito de participar da reaplicação terá considerada a nota da segunda prova. A reaplicação está agendada para 18 e 19 de dezembro, terça e quarta-feira, mesma data em que o Exame será aplicado para participantes privados de liberdade, o chamado Enem PPL”, informou o Inep.

Os candidatos podem conferir as regras de reaplicação da prova no edital do Enem, exatamente no item 19.3. Segundo o documento, o candidato afetado por problemas logísticos durante a realização do Exame poderá solicitar a reaplicação até 16 de novembro. Vale lembrar que, neste ano, o Enem será realizado nos dias 4 e 11 de novembro, com início previsto para 13h30, horário de Brasília. 

COMENTÁRIOS dos leitores