Estudantes começam a deixar locais de prova do Enem
Primeiros a deixar prova apresentaram opiniões divididas quanto ao tema da redação e ao conteúdo da prova
Duas horas após o início do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) os candidatos passaram a ter permissão para sair dos locais de prova. Por volta das 14h30, alguns já começaram a deixar o blogo G da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), no Recife. Em Pernambuco, mais de 307 mil pessoas se inscreveram no exame, que é realizado neste domingo (4) e no dia 11 de novembro. Neste primeiro dia de avaliação, a prova na capital pernambucana começou às 12h30 com 90 questões de Ciências Humanas e Linguagens, além de uma redação na estrutura dissertativo-argumentativa que teve como tema “Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet”.
Elaine Viana, de 31 anos, foi a primeira a deixar o bloco G da Unicap. Bolsista no curso de ciências contábeis em uma faculdade particular da capital pernambucana, ela fez a prova por experiência. “Achei tranquila e o tema da redação foi bem atual, acho que consegui desenvolver bem”, afirma.
Já Paulo Bruno Santos, de 27 anos, considerou a prova difícil. “Não gostei do tema da redação, achei complicado. E as questões gerais tinham muita casca de banana, foi difícil”, afirma. Ele tenta uma vaga no curso de engenharia civil. Mesmo diante da dificuldade em resolver as questões, está confiante. “Acho que vou conseguir ser aprovado. Achei difícil, mas respondi todas”, disse.
A estudante Lidiane Rebeca da Silva, de 22 anos, também considerou a prova como complicada. “A parte de ciências teve muita informação, foi cansativa. Algumas questões eu tive que chutar”, conta ela que tenta uma vaga para o curso de farmácia. Já o tema da redação foi aprovado por ela. “A redação eu gostei, achei o tema importante e atual. Consegui escrever direitinho”, afirma.
Tentando uma vaga no curso de farmácia pela segunda vez, Célia dos Santos, de 23 anos, gostou da prova, mas também achou complexa a parte de ciências humanas. “Achei boa de forma geral. Só as questões de ciências que eu não gostei muito e, para não deixar em branco, chutei algumas”, disse. Já o tema da redação, foi reprovado por ela. “Não gostei. Tenho dificuldade para escrever redação e acho que o tema não me favoreceu também”, conclui.
Os feras têm até as 18h para concluir as avaliações. Em Pernambuco, o exame está sendo aplicado em mais de 600 locais espalhados pelo Estado. Em 5h30 minutos de duração de duração, os candidatos estão resolvendo 45 questões de múltipla escolha sobre Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, e outras 45 de Ciências Humanas, que agrega as disciplinas de Geografia e História. Além disso, os inscritos vão escrever uma redação na estrutura dissertativo-argumentativa dentro de um espaço de 30 linhas.