Saiba tudo sobre a formação em administração

Mais de 600 mil estudantes ingressaram na graduação, segundo o Censo de Educação Superior de 2017

por Fábio Filho qua, 12/12/2018 - 16:13
Chico Peixoto/LeiaJáImagens A professora Ellen Fernanda pontuou as principais diretrizes da graduação Chico Peixoto/LeiaJáImagens

O curso de administração oferece uma gama de oportunidades no mercado de trabalho. Um administrador pode atuar em todos os setores econômicos de uma empresa, como nas áreas de gestão financeira; administração de gestão, planejamento estratégico ou até mesmo prestar concurso público. A graduação tem o tempo mínimo de conclusão de quatro anos e é dividida em oito períodos.  

De acordo com o Censo de Educação Superior de 2017, 615.506 mil estudantes ingressaram no curso e 112.301 mil concluíram a graduação no mesmo ano. O levantamento realizado pelo Ministério da Educação (MEC) aponta que existem 2.170 mil cursos de administração no país.

A procura pela formação também gera oferta nas instituições superiores. Ainda segundo o Censo, 1.568 mil faculdades e centro universitários oferecem a formação, sendo 1.430 mil desse montante em instituições privadas e 138 nas públicas.

O último levantamento realizado pelo Conselho Federal de Administração (CFA) juntamente com os Conselhos Regionais de Administração (CRAs) em julho de 2014, registra que cerca de 390 mil administradores atuam no Brasil atualmente.

Segundo o coordenador do curso de administração da UNINASSAU – Centro Universitário Maurício de Nassau, Davison Arruda, o curso tem o objetivo de preparar os alunos para o mercado de trabalho, de forma que os estudantes possam desenvolver suas habilidades em diversas áreas de atuação. “A graduação prepara os alunos para o mercado de trabalho desenvolvendo todas as competências e habilidades necessárias, sejam elas técnicas ou comportamentais. No decorrer do curso, são abordadas disciplinas como trabalhabilidade, onde o aluno pode planejar a sua carreira em diversos setores do mercado. Temos uma perspectiva de crescimento do número de profissionais de administração”, pontuou.  

Mercado de trabalho

De acordo com o CEO da rede pernambucana Açaí Concept, Rodrigo Melo, o cenário no mercado de trabalho é favorável para empreendedores e administradores. Melo afirma que empresas de diferentes áreas de atuação buscam por profissionais de administração.

“Na área de administração, o empreendedor precisa ter uma noção geral de gestão. O mercado financeiro tende a melhorar bastante nos próximos anos, isso tudo fomenta o mercado de trabalho e faz com que esse curso também tenha uma visibilidade maior, porque as empresas vão precisar bem mais de bons administradores que tenham uma boa gestão dos negócios, boa gestão administrativa e boa gestão financeira. Isso tudo deve gerar um cenário positivo”, afirmou.  

O professor de administração Ticiano Lapenda ressalta que os estudantes devem estar atentos às mudanças do mercado. “O estudante deve torna-se um profissional voltado para o mercado de trabalho atendendo as expectativas desse mercado, que é completamente dinâmico e muda constantemente. É fundamental que os futuros gestores estejam sempre atualizados e entendam como o mercado se comporta”, disse.

Expectativa acadêmica

A estudante Eduarda Sousa, de 20 anos, que está no quinto período da graduação, afirma que escolheu o curso de administração pela vasta área de atuação que o mercado de trabalho oferece. “É um curso com áreas de atuação muito amplas, que tem várias oportunidades no mercado de trabalho e onde eu posso ampliar a meus setores de atuação profissional e integrar conhecimentos com os demais profissionais. Além de ser uma graduação prazerosa, me ajuda na minha organização pessoal e profissional”, disse.

Eduarda destaca que pretende atuar no setor de marketing empresarial, após a conclusão da graduação. “Desejo uma vaga no mercado na área de marketing por que é um setor com ampla concorrência, na qual eu me identifico e onde eu posso colocar todos as minhas habilidades profissionais em prática”, concluiu.

Confira a entrevista com a professora do curso de administração da UNINASSAU, Ellen Fernanda, sobre as principais diretrizes da graduação:

Embed:
 

COMENTÁRIOS dos leitores