Isenção de taxa no Enem 2019: Inep reitera regra

Órgão detalhou procedimento para estudantes oriundos de escolas públicas

por Nathan Santos qua, 03/04/2019 - 19:16

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) reforçou uma informação importante nesta quarta-feira (3): “estudantes concluintes do ensino médio em escola da rede pública declarada ao Censo da Educação Básica já podem solicitar a gratuidade da taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019”. Segundo o órgão, o procedimento pode ser feito, até 10 de abril, pela internet.

“Além dos concluintes do ensino médio na rede pública em 2019, também tem direito à isenção o participante que tenha cursado todo o ensino médio em escola da rede pública ou como bolsista integral na rede privada e tenha renda per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio (Lei nº 12.799/2013). Também serão aceitas as solicitações de isenção de taxa no Enem 2019 daqueles que declararem estar em situação de vulnerabilidade socioeconômica por serem membros de família de baixa renda, e que estejam inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico)”, ressaltou o Inep.

Para ajudar os candidatos, está disponível um tutorial. Nele, os estudantes acompanham o passo a passo para a solicitação de isenção de taxa. O valor cobrado é de R$ 85.

De acordo com o Inep, mais de um milhão de solicitações de isenção foram feitas em 48 horas, desde a abertura do sistema. Outras informações podem ser vistas no site do Enem.

COMENTÁRIOS dos leitores