Fim do horário de verão exige atenção dos feras do Enem

Medida foi anunciada nesta sexta-feira pelo governo federal

por Nathan Santos sex, 05/04/2019 - 19:39
Pixabay . Pixabay

O governo federal anunciou nesta sexta-feira (5) que neste ano não haverá o horário de verão. Além de ter impacto econômico, a medida deve ser levada em consideração pelos candidatos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), já que nas últimas edições do processo seletivo os horários de fechamento dos portões dos locais de prova e de início da avaliação eram diferentes a depender da localidade de aplicação.

Na prática, por exemplo, enquanto em Pernambuco – o Estado não adota o horário de verão - o Enem 2018 iniciou às 12h30, em São Paulo as provas começaram às 13h30, conforme Brasília. Agora, com o anúncio do fim do horário de verão, feras de todas as regiões deverão fazer o Exame em hora padrão.

De acordo com o edital do Enem 2019, as provas serão realizadas nos dias 3 e 10 de novembro. Os horários definidos são os seguintes:

12h – Abertura dos portões

13h – Fechamento dos portões

13h a 13h30 – Procedimentos de segurança na sala de prova

13h30 – Início das provas

19h – Término das provas no primeiro dia

18h30 – Término das provas no segundo dia

Para o professor de redação Diogo Xavier, a mudança merece a atenção dos candidatos dos Estados que adotavam o horário de verão. Segundo o professor, como eles estavam acostumados a adiantar os relógios em uma hora, alguns feras correm o risco de se confundirem.

Já o professor de biologia André Luiz acredita que a padronização do horário trará benefícios para todos os candidatos. “Vai ser mais justo, iguala tudo. Vai diminuir o problema dos atrasos”, opinou.

COMENTÁRIOS dos leitores