Especialistas debatem o crime como fenômeno urbano

Evento gratuito e aberto à comunidade é promovido pela UNAMA - Universidade da Amazônia e será nos dias 16 e 17 de abril, no campus Alcindo Cacela, em Belém, Inscrições podem ser feitas pela internet.

por Rosiane Rodrigues qui, 11/04/2019 - 18:06
Divulgação Evento recebe inscrições pela internet Divulgação

A UNAMA - Universidade da Amazônia realizará nos dias 16 e 17 deste mês, das 19 às 21 horas, um debate sobre o tema "O crime como fenômeno urbano". O evento, gratuito e aberto para alunos e não alunos da instituição, faz parte do programa de extensão da UNAMA e ocorrerá no auditório David Mufarrej, no campus Alcindo Cacela, em Belém. As inscrições seguem abertas até 17 de abril e podem ser feitas aqui

O diálogo está sendo organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente Urbano (PPDMU) da UNAMA, pelo grupo de pesquisa de Socioeconomia, e tem como palestrantes convidados, para o dia 16, André Luiz de Almeida e Cunha, Coronel da Polícia Militar; Nachara Palmeira Sadall, Doutora em Ciências Jurídicas e Criminais; e Pery Francisco Assis Shikida, Pós-doutor em Economia, que lançará o livro "Memórias de um pesquisador no Cárcere", de sua autoria, que fala sobre as lotações nas penitenciárias e o que motiva isso.

Lúcia Bahia, professora do PPDMU e uma das organizadoras do evento, disse que as palestras têm o objetivo de discutir a criminalidade nas grandes metrópoles. "A gente achou muito pertinente, até porque o tema está sendo discutido em nível nacional, e até internacional. Como o nosso programa é voltado especificamente para a problemática dos estudos das cidades, do urbano, a gente começou esse diálogo com essa temática, mas a gente está querendo estender para a área ambiental, socioeconomia e urbanismo", explicou.

Lúcia afirma que os palestrantes trocarão experiências sobre o assunto com os participantes do evento. "O professor André (André Luiz Cunha), que faz mestrado na área de Segurança Pública, de Políticas Públicas, também vem trazendo toda a experiência dele na área do sistema penitenciário paraense. Ele tem uma experiência em nível nacional. Então são duas pessoas expert nesse assunto. Será muito importante", detalhou.

No segundo dia o evento terá Everaldo Marques de Oliveira Neto, Especialista em Direito Penal e Tributário e Mestre em Planejamento Urbano; Carlos André Viana da Costa, Mestre em Segurança Pública e Secretário Adjunto de Inteligência e Análise Criminal; Edimilson Brito Costa, Especialista em Estatística, Segurança Pública e Análise Criminal; e Dênis da Silva Farias, que também discutirão assuntos sobre o fenômeno para promover o desenvolvimento das cidades de forma sustentável, o que, segundo a pesquisadora, é um dos objetivos do milênio. "Estamos com mais de 150 pessoas inscritas. A gente vai ter uma grande repercussão dentro da própria cidade de Belém. Hoje a violência está muito grande e a gente achou pertinente discutir esse assunto e chamar a sociedade para conhecer o que a gente está fazendo aqui dentro do programa", disse Lúcia.

As expectativas para o evento são grandes, segundo a pesquisadora. "Eu sou superotimista. A gente trouxe o assunto para discutir na sala de aula, somente com os alunos, e o entusiasmo dos alunos e dos professores é muito grande, até porque é um assunto que está muito próximo da gente e a gente precisa discutir soluções para esses tipos de problemas e nada melhor do que trazer a sociedade para discutir com a gente e para ouvir o que esses especialistas têm para falar sobre esse assunto que está sendo pesquisado e que está na fronteira do conhecimento", concluiu.

 

COMENTÁRIOS dos leitores