Ex-ministro da Educação está preocupado com Enem
De acordo com o ex-ministro, a preocupação se dá pelo suposto desconhecimento que a gestão atual do MEC tem com a pasta
O ex-ministro da Educação Renato Janine Ribeiro (2015) afirmou, em entrevista exclusiva ao LeiaJa.com, que está preocupado com o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). De acordo com o também professor aposentado da Universidade de São Paulo (USP), a preocupação se dá pelo suposto desconhecimento que a gestão atual do Ministério da Educação (MEC) tem com a pasta.
Durante a entrevista, Ribeiro salientou a tentativa de quebra de sigilo dos candidatos do Enem como ponto negativo do governo. "Você percebe que eles têm um grande desconhecimento de como funcionam as coisas. Eles não podem quebrar os dados sigilosos dos alunos [que irão fazer o Exame], mas eles quiseram quebrar sabe-se lá para quê", crava Ribeiro.
O professor aposentado também atentou para o cronograma no Enem, mantido pelo Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). "O Enem tem um cronograma muito rígido e é preparado com muita antecedência. Tem coisas que se você não fizer com antecedência de três meses, não acontece. Se você errar esse cronograma, você não faz", explica.
O ex-ministro o MEC revelou, inclusive, que a credibilidade do Enem até então, está mantida sobretudo por conta de seu sigilo. "A grande credibilidade do Enem é porque ninguém de bora 'mexe no belejo'. E se você faz isso, é um grande risco de dar tiros no pé - o que parece uma constante nesse governo", disse.