Estudantes terão que enfrentar desgastes físico e mental

Psicóloga sugeres atividades de lazer e relaxamento para os candidatos que participam do Enem

seg, 04/11/2019 - 11:26
Agência Belém Provas e aulas deixam estudantes com alto nível de tensão Agência Belém

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), realizado nos dias 3 e 10 de novembro, envolve milhares de estudantes que se prepararam o ano todo para a prova, nas escolas e em cursinhos preparatórios. Muitos deles se queixam dos desgastes físicos e mentais que enfrentam.

Samara Sena, estudante de um cursinho na Universidade Federal do Pará (UFPA), está tentando há três anos conseguir uma boa nota para ingressar em uma universidade. “Minha rotina para ir ao cursinho é muito cansativa, porque eu faço dentro da UFPA e eu tenho que pegar ônibus que demoram muito, principalmente pelas distâncias dos locais", disse.

A estudante informa que sai de casa às 13 horas, todos os dias, e só volta às 19 horas. "Quando eu chego em casa, eu tento revisar as coisas que eu estudei no cursinho para estar sempre informada e não repetir os erros dos outros anos. Todos anos que passei fazendo Enem foram deprimentes, porque tudo depende de uma prova. Se não passar, é um ano jogado fora, porque eu poderia estar trabalhando, enfim, buscando outras alternativas. Nesse último ano acabei adquirindo ansiedade”, ressalta.

Muitos estudantes já sabem da dificuldade. São várias questões envolvendo assuntos de Linguagens, Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Matemática e a prova de Redação.

A psicóloga e excoordenadora do curso de Psicologia da UNAMA Gabriela Nascimento ressalta a importância de um plano de estudos durante a preparação do candidato. “Estudar não é algo tão simples, vai envolver um planejamento. É claro que cada um de nós tem uma forma de aprender, mas é necessário que cada um possa elaborar um plano de estudos que vai envolver os horários, tanto que eu devo sentar para me dedicar ao aprendizado daquele conteúdo, quanto desenvolver atividades de lazer”, destaca a psicóloga.

De acordo com Gabriela, atividades de lazer são importantes para os estudantes que vão fazer o Enem, principalmente àqueles que sentem preocupação e estresses constantes, como dificuldades para dormir. O lazer pode proporcionar bons níveis de relaxamento que podem beneficiar os estudantes a fazer uma boa prova. Proporciona uma boa saúde sem deixar a dedicação aos estudos.

A ansiedade e a segurança começam a tomar conta dos estudantes. A psicóloga dá dicas para os estudantes fazerem uma boa prova. “O aluno deve lembrar que durante todo o processo de um ano ele fez o que era possível. Estudou, aprendeu e adquiriu conhecimentos. Ficar ansioso minutos antes da prova não vai ajudá-lo”, conclui.

Samara já está apreensiva e sabe o curso que quer fazer. “Eu conheci professores maravilhosos e acabei me identificando muito com Filosofia. Eu acho um curso muito legal. Da filosofia surgiu tudo. Tudo que tem no mundo. Sou uma pessoa de perguntar muito das coisas, de questionar do porquê disso e muitas outras coisas que acontecem na minha vida. E creio que neste ano eu vou passar, eu sinto. Me preparei bastante”, conclui a estudante.

Por Cristian Corrêa.

COMENTÁRIOS dos leitores