Já foi sinalizado um possível adiamento do Enem, diz Inep

Decisão de adiamento ainda é "prematura", segundo o Instituto

por Aurilene Cândida seg, 18/05/2020 - 14:27
Júlio Gomes/LeiaJáImagens/Arquivo Provas do Enem serão aplicadas em novembro Júlio Gomes/LeiaJáImagens/Arquivo

Um artigo produzido pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), autarquia vinculada ao Ministério da Educação (MEC), diz que já foi sinalizada a possibilidade da alteração as datas de aplicação das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A decisão, segundo o Inep, será à medida que o cenário devido à pandemia do novo coronavírus se demonstrar mais definido.O órgão ainda disse que, no momento atual, é prematuro realizar qualquer adiamento. 

“Em que pese a possibilidade de adiamento da aplicação do Enem ser discutida oportunamente, é fundamental realizar todos os atos necessários à elaboração das provas e à garantia da estrutura necessária para a execução do Exame, sob pena de ele não se realizar, em tempo hábil, para ser utilizado para o ingresso nas universidades, em 2021. Adiar a prova sem embasamento técnico pode ensejar a remarcação de datas por seguidas vezes, o que não é razoável e acarreta um cenário de insegurança aos participantes do Enem”, diz Inep. 

O órgão ainda garante que o público que realiza a prova vai muito além dos concluintes do ensino médio. “Dos participantes do Enem 2019, mais de 60% já haviam concluído o ensino médio em anos anteriores; pessoas interessadas em obter uma segunda graduação, mudar de curso em andamento ou aquelas que fazem o Enem mais de uma vez para conseguir entrar no curso e/ou na universidade almejados. Ademais, conforme relatos de secretários de Educação de alguns estados, mesmo os estudantes que estão concluindo o ensino médio neste ano querem realizar o Enem,” afirma. 

Sendo assim, no que se trata de definição das datas do exame, o Inep leva em consideração diversos aspectos, como as políticas que utilizam o resultado da prova para acesso ao ensino superior e quais têm datas marcadas para lançamento de acordo com o início do ano letivo das instituições de educação superior. “O Enem assegura que todo participante concorra, fazendo as mesmas provas. Há vagas em mais de mil instituições de ensino superior, públicas e privadas, em todo o país, além de 50 instituições portuguesas”, diz o artigo.

 O Inep ainda acrescenta que reflete se o adiamento do Enem é suficiente para superar todas as dificuldades decorrentes da crise provocada pelo coronavírus. “O Inep apoia o MEC no trabalho para combater as desigualdades históricas da educação básica brasileira, que nos levou à incômoda posição de lanterna na educação na América Latina; dados do Pisa, avaliação executada no Brasil pelo Inep”, informa. 

As inscrições para o Enem já estão abertas e seguem até a próxima sexta-feira (22), por meio da Página do Participante. As provas do Exame estão marcadas para os dias 1º e 8 de novembro na versão impressa e 22 e 29 do mesmo mês na versão digital.

COMENTÁRIOS dos leitores