Pesquisa revela o que motiva os jovens no primeiro emprego

Estudo foi desenvolvido no Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social da UFPB

por Juliana Mamede qui, 05/11/2020 - 17:18
Pixabay . Pixabay

Uma pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), buscou entender o que motiva os jovens paraibanos no primeiro emprego. O levantamento foi publicado em um artigo no periódico acadêmico uruguaio 'Psicología, Conocimiento y Sociedad', no mês passado.

O intuito do trabalho foi determinar uma comparação entre a motivação inicial de jovens aprendizes ao começarem suas primeiras experiências de trabalho e a motivação para continuar nas atividades, segundo a pesquisadora responsável pelo estudo, Amanda Dourado, de acordo com a assessoria da UFPB. A pesquisa foi realizada por meio de dois questionários, em 2017, entrevistando 30 jovens na faixa etária entre 18 e 23 anos que estavam, há no máximo seis meses, trabalhando como assistente administrativo enquanto jovem aprendiz em instituições da cidade de João Pessoa (PB).

O resultado observado foi que a motivação do jovem para ir em busca do primeiro emprego tinha alta influência salarial e familiar. “Tratando-se de jovens em vulnerabilidade social, eles precisam trabalhar para suprir necessidades e ajudar com as despesas da casa, então o salário foi fonte de motivação”, afirmou Dourado, segundo a assessoria da UFPB. Enquanto entre os assistentes administrativos, a motivação dos jovens para continuar no trabalho tinha mais a ver com a necessidade de reconhecimento. “Eles falaram muito sobre sentir orgulho, de serem vistos como bons naquilo que fazem. Depois de uma necessidade básica ser alcançada – ter salário e ajudar em casa –, surge outra necessidade, a de buscar essa realização pessoal, que é característico do ser humano”, assegura Amanda.

COMENTÁRIOS dos leitores