UPE: aprovado bônus em medicina, direito e odontologia
Bônus será dado na nota do Enem para candidatos do Sisu que estudaram e moram em Pernambuco
A Universidade de Pernambuco (UPE) confirmou, nesta quinta-feira (26), após reunião do seu Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE), que concederá bônus de 10% para candidatos que estudaram e residem no Estado e que concorrerão aos cursos de medicina, odontologia e direito. A bonificação será dada em cima da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu).
De acordo com o reitor da instituição de ensino, Pedro Falcão, os candidatos, para usufruírem do bônus, devem ter feito todo o ensino médio em Pernambuco, seja em escolas públicas ou em colégios particulares. Também é exigido que eles estejam residindo na região onde estudaram.
Candidatos que moram e estudaram na capital pernambucana, Região Metropolitana do Recife e Zona da Mata, segundo a UPE, poderão ter o benefício de 10%, caso concorram aos cursos de direito, odontologia e medicina. Quem estudou e reside no Agreste de Pernambuco receberá a bonificação para a graduação de medicina na unidade da Universidade em Garanhuns.
Alunos do Sertão do Estado também poderão ser beneficiados. Segundo a instituição de ensino, no que diz respeito às formações de direito e odontologia, no município de Arcoverde, e medicina, em Serra Talhada, o bônus será acrescido aos candidatos sertanejos, que estudaram e residem na região.
“Essa é uma reivindicação antiga em relação a essa questão de quem mora no Estado de Pernambuco. Vinha querendo fazer este bônus há algum tempo e, finalmente, hoje nós conseguimos aprovar. Estamos tratando por região, uma vez que a UPE tem cursos espalhados por todo o Estado. O estudante tem que provar que estudou na região e que está morando na região”, reforçou o reitor Pedro Falcão, em entrevista ao LeiaJá.
O presidente da comissão do vestibular da UPE, Ernani Martins, declarou que o bônus não é acumulativo para alunos cotistas oriundos de escolas públicas. Nesse sentido, eles deverão optar pela bonificação ou pelo sistema de cotas.
Martins reforçou que o bônus aprovado hoje é válido também para estudantes que vieram de escolas privadas. O presidente ainda destacou que o benefício possibilita que os alunos pernambucanos tenham ainda mais chances de ingressar na UPE. “Ele dá mais uma oportunidade de o pernambucano estudar próximo da sua região”, disse Ernani. A seleção, porém, continua disponível para alunos de outros Estados, mas, esses não têm direito à bonificação.
Ainda em entrevista ao LeiaJá, Ernani explicou que a medida não valerá para outras graduações, uma vez que elas já são ocupadas, em mais de 80% das vagas, por alunos pernambucanos. Por outro lado, a UPE observou que em medicina, odontologia e direito existe uma procura forte de candidatos de outras regiões.
Por meio do Sisu, a Universidade de Pernambuco oferta 1.740 oportunidades; 20% do total já é destinado ao sistema de cotas.
A UPE conta com 210 vagas no curso de medicina, levando em consideração o Sisu e o Sistema Seriado de Avaliação (SSA). Já o curso de direito reúne 100 oportunidades, enquanto odontologia soma 120.
As provas do Enem impresso, cujas notas são usadas no Sisu para o ingresso dos estudantes nas universidades, serão realizadas nos dias 17 e 24 de janeiro do próximo ano. A versão digital está marcada para 31 de janeiro e 7 de fevereiro de 2021.