Álgebra é tema de curso gratuito

Formação é voltada para coordenadores pedagógicos, professores de matemática e estudantes de pedagogia

por Rachel Andrade qui, 11/03/2021 - 16:29
Pixabay Matemática é uma das disciplinas mais importantes para os estudantes Pixabay

Estão abertas as inscrições para o curso de extensão “Conhecimento didático acerca da álgebra dos anos iniciais", organizado pelo grupo de pesquisa 'Al Jabr: história, epistemologia e didática da álgebra'. O projeto é liderado pelo professor Jadilson Almeida, do Departamento de Educação da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE).

O início das atividades está previsto para 10 de abril. O número de vagas é limitado em 40. Gratuita, a formação continuada abordará os conhecimentos didáticos para professores que trabalharão com álgebra nos anos iniciais do ensino fundamental. A formação será ofertada em parceria com a Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM), e com o apoio dos programas de Pós-Graduação em Ensino de Ciências da UFRPE e em Educação Matemática e Tecnológica da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

A proposta da extensão é voltada para coordenadores pedagógicos, professores dos anos iniciais do ensino fundamental, professores de matemática dos anos finais e ensino médio, que tenham interesse pelo tema, e alunos dos cursos de pedagogia.

As aulas serão realizadas de forma remota, com encontros virtuais a cada 15 dias, aos sábados pela manhã. Entre os temas que serão abordados no curso estão orientações curriculares para o ensino de álgebra nos anos iniciais; pensamento algébrico; propriedades da igualdade; sequências e padrões, e a teoria da objetivação. Ao final, será emitida certificação de 60 horas. Mais informações podem ser obtidas pelo email: jadilson.almeida@ufrpe.br

COMENTÁRIOS dos leitores