Pesquisa revela desafios enfrentados pela educação em 2020

Acesso a internet e infraestrutura escolar foram as maiores dificuldades das redes municipais no país

por seg, 15/03/2021 - 16:29
Mohamed Hassan / Pixabay Mohamed Hassan / Pixabay

Segundo pesquisa realizada pela União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), em parceria com o Itaú Social e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), as maiores dificuldades enfrentadas pela educação em 2020 foram o acesso dos estudantes à internet e a falta de estrutura escolar. O levantamento foi feito entre os dias 29 de janeiro de 2021 e 21 de fevereiro de 2021 em 3.672 cidades do Brasil.

De acordo com a pesquisa, 78,6% do estudantes identificaram um grau de dificuldade médio ou alto em relação ao acesso à internet; 52,6% dos professores tiveram problemas de conectividade.

O levantamento também apontou que 70% das redes concluíram o ano letivo até dezembro do ano passado, número que é maior em cidades com a população acima de 100 mil habitantes. Entre as instituições que cumpriram o calendário de 2020, 91,9% concluiu o ano com atividades não presenciais.

A pesquisa também mostra que 95,3% das escolas trabalharam com materiais impressos, e 92,9% das orientações foram realizadas por Whatsapp. Foram utilizados também métodos como videoaulas gravadas (61,3%), explicações por aplicativos em (54%), plataformas educacionais (22,5%), videoaulas online ao vivo (21,3%), aulas pela televisão (4,1%) e pelo rádio (2,6%). O percentual de redes que não oferecem ensino remoto é de 2,4%.

Para o ano letivo de 2021, 90% das escolas afirmaram que planejavam voltar às aulas entre janeiro e março, sendo 63,3% delas de forma remota, 26,3% de forma híbrida (método dividido entre presencial e remoto), 3,8% presencialmente e 6,6% não tinham definido.

Por Emmanueli Nunes

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