Educação Profissional e Tecnológica terá data comemorativa
A data será celebrada, anualmente, no dia 23 de setembro
O Governo Federal instituiu o Dia Nacional da Educação Profissional e Tecnológica (EPT). A data será celebrada, anualmente, no dia 23 de setembro e faz menção à criação das Escolas de Aprendizes e Artífices, considerada o marco inicial da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica.
A EPT está prevista na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) e visa, de acordo com o Ministério da Educação (MEC), preparar os estudantes para o mercado de trabalho através de cursos de qualificação profissional, de educação profissional técnica de nível médio e de educação profissional tecnológica de graduação e pós-graduação.
Essa modalidade de educação é ofertada em todo o país, nas redes estaduais, municipais, distrital, federal e privada de ensino, e possui mais de 1,9 milhão de matrículas, conforme os dados do Censo Escolar (2020), divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
“A Educação Profissional e Tecnológica tem ocupado um lugar de destaque na agenda nacional da educação brasileira, trazendo um leque de possibilidades para formação de profissionais aptos a atuarem no mercado de trabalho. Assim, o Ministério da Educação tem buscado implementar ações e políticas que buscam ampliar a oferta de vagas, além de criar mecanismos de acompanhamento garantindo a qualidade dessa oferta”, ressaltou, por meio de nota, o secretário de Educação Profissional e Tecnológica, Wandemberg Venceslau.