Saiba tudo sobre a alimentação durante as provas do Enem

Para esclarecer as dúvidas, o LeiaJá conversou com Rodrigo Santori, assessor do Instituto Nacional de Estudos e pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep)

por Ayanne Lima ter, 08/11/2022 - 15:11
Freepik Biscoitos de chocolate Freepik

Os dias de realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) estão se aproximando, e com isso, o cuidado com a alimentação durante a avaliação é indispensável. Muitos candidatos optam por lanches leves, como biscoitos, salgadinhos e chocolates, no entanto, será que existe alguma restrição? 

Para esclarecer as dúvidas, o LeiaJá conversou com Rodrigo Santori, assessor do Instituto Nacional de Estudos e pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão realizador do Enem.  

De acordo com Rodrigo, não há nenhuma restrição em relação ao horário de lanchar, pois o Inep não oferece nenhuma orientação desse aspecto. Dessa forma, os participantes podem escolher o melhor momento para se alimentar. Além disso, as bebidas e comidas também ficam à critério dos vestibulandos, que ainda podem utilizar recipientes no processo de armazenamento.  

As únicas obrigações dos participantes, segundo o edital do processo seletivo, são: permitir que o lanche seja vistoriado pelo chefe de sala, respeitando os protocolos de prevenção à covid-19; e não levar e/ou ingerir bebidas alcoólicas ou utilizar drogas ilícitas, cigarro e outros produtos derivados do tabaco no local de provas. Rodrigo reitera que aqueles que não permitirem a vistoria poderão ser eliminados da prova. 

O primeiro dia de prova acontecerá neste domingo (12) em todas as regiões do Brasil. Nesta etapa, serão aplicadas 90 questões de linguagens e humanas, além de uma redação no formato dissertativo-argumentativo.

COMENTÁRIOS dos leitores