Inep emite nota sobre locais de prova do Enem 2023

Estudantes podem fazer prova em um raio de até 30 quilômetros, contou o Instituto

por Camilla de Assis seg, 30/10/2023 - 15:51
Júlio Gomes/LeiaJá/Arquivo Estudantes em local de prova do Enem em 2021 Júlio Gomes/LeiaJá/Arquivo

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou uma nota, nesta segunda-feira (30), sobre os locais de prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023. O pronunciamento foi realizado após candidatos realizarem reclamações relacionadas à distância entre os locais de aplicação e suas residências.

Segundo no Inep, os inscritos não serão prejudicados pela designação de locais de prova distantes de sua residência. As normas do instituto preveem alocação no raio máximo de 30 quilômetros do domicílio informado na inscrição. "O Cebraspe, instituição vencedora da licitação para a aplicação do Enem em 2023, já foi acionado para que sejam rigorosamente cumpridos todos os requisitos acordados", comunicou o Inep.

Ainda de acordo com o Inep, os estudantes alocados a uma distância maior que 30 quilômetros poderão realizar a prova na reaplicação, 12 e 13 de dezembro, em locais que serão divulgados posteriormente.

O Inep ainda afirma que disponibilizará, na Página do Participante, uma aba específica para que inscritos interessados na nova aplicação submetam seus pedidos de reaplicação para análise. O sistema receberá as informações no período de 13 a 17 de novembro.

"O Inep identificou, em sua base de dados, que os casos são restritos a um universo aproximado de 1% dos inscritos – em torno de 50 mil – e estão concentrados, majoritariamente, em grandes cidades, como Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília", disse o Inep sobre os estudantes que foram alocados para realizar a prova em distâncias superiores a 30 quilômetros.

"Não há casos de inscritos alocados em município distinto daquele indicado pelo próprio participante no ato da inscrição para o Enem 2023. Nesse contexto, a cidade escolhida para fazer a prova não poderá ser alterada", finalizou o Instituto, na nota.

COMENTÁRIOS dos leitores