Candidatos aprovam tema da redação do Enem 2023

Os estudantes produziram um texto sobre os "Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil”

dom, 05/11/2023 - 20:25
LeiaJá Imagens/Arquivo Folha de Redação do Enem LeiaJá Imagens/Arquivo

O tema da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023 convidou os candidatos a apresentarem suas impressões sobre a invisibilidade do trabalho de cuidado da mulher no Brasil. Neste domingo (5), os participantes também encararam 90 questões de Linguagens e Ciências Humanas.

A problemática por trás do tema: "Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil” foi aprovada pelos candidatos, que comemoram os assuntos atuais abordados nesta edição.

A familiaridade sobre o debate da igualdade de direitos deu suporte para a produção dos textos, no geral, apoiados em ganchos como a luta das mulheres por espaço na sociedade e a busca por equidade nos postos de trabalho.

"Eu achei o tema bacana e bem tranquilo. Como eu já tenho exemplos em casa, a redação foi bem tranquila", disse Larissa Vitória, de 19 anos. Ela ingressou na faculdade de Enfermagem através do Fies, mas realiza seu 3º Enem com o objetivo de continuar o curso em uma instituição pública.

"A redação foi rápida de fazer. [Eu abordei] os direitos iguais entre a mulher e o homem, em ajudar nas coisas dentro de casa, ajudar a companheira. Tem homem que é machista", acrescentou Raíssa Vitorina, 27, que presta seu 8º Enem com o sonho de cursar Fisioterapia.

No próximo domingo (12), os estudantes encaram mais 90 questões de matemática e Ciências da Natureza. A prova será aplicada das 13h30 às 18h30. Confira a cobertura completa do Enem 2023 no www.vaicairnoenem.com.

COMENTÁRIOS dos leitores