Segundo dia do Enem teve 32% de abstenção, diz ministro

Camilo Santana ainda revelou que a Polícia Federal vai investigar uma nova circulação de questões antes do horário permitido para sair do local com o caderno

por Rachel Andrade dom, 12/11/2023 - 21:48
Luis Fortes/MEC Balanço preliminar do segundo dia do Enem Luis Fortes/MEC

O segundo dia de aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023, neste domingo (12), teve 32% de abstenção, em todo o território brasileiro. A informação foi divulgada durante o balanço preliminar, realizado pelo ministro da Educação, Camilo Santana, e o presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira (Inep). 

Números do Enem 

O Enem 2023 foi aplicado em 1.750 municípios, contabilizando 9.396 locais de prova, e 132.466 salas de aplicação. Foram mobilizadas 10.086 coordenações para organizar a logística da aplicação das provas em todo o território nacional. 

Abstenções 

Em comparação à edição de 2022, a diferença dos dois dias não foi alta, mas apresentou uma leve diminuição do aumento de desistência em participar do exame. Enquanto o primeiro dia do ano passado teve um índice de 28,3% de ausência, a aplicação do último domingo (5) apontou um nível de 28,1% de faltas. 

Já no segundo de aplicação, o ano passado registrou uma abstenção de 32,1%, e neste ano variou em apenas 0,1% para menos. “Muitos jovens fazem no primeiro dia, mas acham que não se deram bem, e não repetem, desistem de fazer o segundo. Claro que queremos diminuir isso”, afirmou o ministro Camilo Santana. 

Eliminações e problemas logísticos 

No primeiro dia foram eliminados 4.293 participantes, pelo não seguimento às normas do edital, tais como portar equipamento eletrônico, ausentar-se antes do horário permitido (15h30), utilizar impressos ou não atender orientações dos fiscais. Já em termos de problemas logísticos, foram contabilizados 905 casos, entre eles emergências médicas, interrupções temporárias de energia elétrica e problemas de abastecimento de água. 

O segundo dia, por sua vez, registrou uma diminuição das ocorrências, tendo havido 2.217 eliminações e 859 problemas logísticos. 

Segurança 

Os dados operacionais do segundo dia de provas, segundo informações apresentadas pelo Sistema Nacional de Segurança Pública (Senasp), foi empregado um efetivo de 28.040 agentes de segurança, com a realização de 3.340 escoltas, além do emprego de 8.539 viaturas e o policiamento em 11.377 locais de prova. 

O Senasp ainda registrou oito ocorrências de atendimento hospitalar, 26 de perturbação do sossego público, 23 de falta de energia elétrica, duas tentativas de utilização de meio eletrônico e uma briga. 

Circulação de imagens de prova 

O Ministério da Educação (MEC) confirmou ainda que houve a circulação de imagens de uma prova, por volta das 17h, uma hora antes do horário autorizado para sair do ambiente de realização da avaliação. A Polícia Federal foi acionada para apurar e investigar o ocorrido.

COMENTÁRIOS dos leitores