Fez o Enem 2023? Saiba onde utilizar a nota do vestibular

O vestibulando pode aplicar a nota de diversas formas para chegar no ensino superior

por Mariana Ramos seg, 13/11/2023 - 07:30
Júlio Gomes/LeiaJá/Arquivo Portal Acesso Único Júlio Gomes/LeiaJá/Arquivo

Os dois dias de prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023 já passaram. Agora, os estudantes que se prepararam para o vestibular devem saber o que fazer quando receberem o resultado para ingressar no ensino superior.

Os participantes do exame que não são treineiros podem utilizar sua nota para aplicar em alguma instituição privada ou até internacional, como de Portugal. O Enem Portugal é o programa de acordos interinstitucionais com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e instituições portuguesas.

O programa funciona desde 2014 e, hoje, 51 universidades, institutos politécnicos e escolas superiores portuguesas já fazem parte. Cada uma das mais de 50 instituições definem as suas próprias regras e os pesos para uso das notas do vestibular nacional.

Além destas oportunidades, o governo também oferece os programas de acesso ao ensino superior pelo Acesso Único, são eles o Sisu, ProUni e Fies. Conheça os programas:

SiSU

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) é um dos carros chefe do pós-enem, ele faz parte do programa de acesso único para os estudantes que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Através do Sisu, os candidatos podem cadastrar sua nota pela plataforma virtual e concorrer a vagas em universidades de todo o Brasil, a depender da nota de corte.

Mesmo não passando na nota de corte do curso desejado, os participantes ainda poderão aguardar na lista de espera para conseguir a vaga. A inscrição no Sisu é gratuita e é a forma mais utilizada para unificar o processo de ingresso nas instituições de ensino superior nacional.

Todos os participantes que não zeraram a prova do Enem podem se inscrever no Sisu. O período de inscrição do Sisu inicia apenas após o lançamento dos resultados do vestibular.  

ProUni

O Programa Universidade para Todos (Prouni) também utiliza a nota do Enem para disponibilizar bolsas de estudos, parciais ou integrais, em instituições de ensino superior privadas. A inscrição é aberta para qualquer candidato que tenha atingido, no mínimo, 450 pontos na média do exame e não tenha zerado a redação. 

Para participar do programa com bolsa integral, ou seja, 100% de gratuidade, o candidato deve ter uma renda familiar bruta mensal de até um salário mínimo e meio por pessoa. Para bolsa parcial, deve ter uma renda bruta mensal de até três salários mínimos por pessoa.

O estudante deve escolher o curso que deseja e aguardar as duas chamadas dos pré-selecionados pelo sistema. Após as duas chamadas, ainda há a lista de espera do ProUni. O período de inscrição abre apenas após o resultado do Enem.

Fies

O terceiro método de acesso ao ensino superior pelo Acesso Único com a nota do Enem é o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). O Fies financia cursos de graduação não gratuitos para estudantes de baixa renda que fizeram o exame e conseguiram nota superior a 450 na média, sem zerar a redação.

Para ser adepto do Fies, é necessário ter uma renda familiar mensal bruta, por pessoa, de até três salários mínimos. O fundo possui uma escala de financiamento conforme a renda familiar do participante. A taxa efetiva de juros do FIES é de 3,4% ao ano para todos os cursos. Há também a oferta de juros zero para os candidatos com requisitos descritos no edital.

O programa inicia suas inscrições no primeiro semestre do ano.

COMENTÁRIOS dos leitores