Maracatus Nação recebem título de Patrimônio Cultural
Nações se reúnem nesta terça (18), no Pátio de São Pedro, para receber oficialmente a titulação concedida pelo IPHAN
Os maracatus nação, também chamados de baque virado, recebem nesta terça (18), a certificação da titulação como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil. A solenidade será realizada no Pátio de São Pedro, às 17h, e contará com a presença de 12 nações desta manifestação cultural. Também estarão presentes o secretário de cultura Marcelino Granja e a presidente da Fundarpe, Márcia Souto, representando o Governo do Estado, além do presidente do IPHAN, Frederico Almeida.
Dia Estadual do Maracatu: resistência e valorização
Semana do patrimônio Cultural é celebrada em cinco cidades
O título de Patrimônio Cultural foi concedido ao maracatu nação pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) em dezembro de 2014. Segundo Fábio Sotero, presidente da Associação dos Maracatus Nação de Pernambuco, existem cerca de 25 nações em Pernambuco. Deste total, entre 10 e 15 estão ativos se apresentando, na maioria das vezes, com o apoio do poder público. Para o presidente, a titulação garantirá o fortalecimento desta expressão cultural e também maior apoio aos maracatus menos conhecidos.
O evento desta terça (18) integra a programação da VII Semana do Patrimônio Cultural que, até a próxima sexta (21), realiza debates e atividades culturais em celebração ao Dia Nacional do Patrimônio (17 de agosto) em cinco diferentes cidades pernambucanas.
Serviço
Entrega do título de Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil aos maracatus nação
Terça (18) | 17h
Pátio de São Pedro
Gratuito